quinta-feira, 10 de março de 2011

Primeiras Impressões Jogos: Pokémon Black/White (2011)


Pokemon é um jogo que traz algo de especial: todos que tinham entre 7 e 16 anos entre 1998 e 2000 jogaram ou ao menos conhecem.

Sim, TODOS. Posso generalizar isso sem medo de ser feliz.

Mesmo se estivesse na triste situação da impossibilidade de ter um tijolo com peças tecnológicas (Game Boy), Pokemon anime passava na tv aberta toda manhã as 11 e seria outra forma de conhecê-lo.

Tinha mais ou menos esse tamanho.

Lembro até o horário!

O anime é um troço infantil e repetitivo em que a equipe Rocket (provavelmente já substituída, não acompanhei as novas temporadas pra saber) "decolava de novo" a cada capítulo que passava e Ash Ketchum, o "herói" do anime, toma diariamente uma poção da juventude, mesmo tendo 10 anos...

...o que faz com que ele tenha a aparência de 10 anos mais duradoura que já existiu em tantas temporadas.

Ou talvez o ano demore mais pra passar no mundo de Pokemon, ora bolas, ninguém envelhece nessa porra. Ninguém envelhece, morre ou coisa assim e mesmo aquele pokemon que tenha uma leve aparência de "monstrengo" fica completamente ridículo ao demonstrar amor ao seu treinador.

Agora que comentei isso, percebo que o mundo Pokemon é um dos animes/jogos mais felizes que existem. É tão alegre que causou epilepsia em crianças que viram o ataque de Pikachu mais colorido que houve em toda a história (PS: NÃO ASSISTA DE FORMA ALGUMA SE TIVER PRINCIPIO, HEREDITARIEDADE OU EPILEPSIA EM GERAL).



Independente disso, todas as crianças adoravam. TODAS mesmo.

...eu era um adolescente, mas eu ADORAVA DO MESMO JEITO. Problem?

No meu caso, eu conheci o anime antes de jogá-lo. Ganhei um tijolinho amarelo lá pro ano de 98 e até então estava funcionando, só preciso achar onde deixei... hum...

Não, Igor. Texto antes, procuras depois. Lembre de sua promessa.

Enfim, mesmo eu tendo o Game Monster, não tinha o conhecimento do jogo (que originou o anime e não o contrário como muitos pensam), até porque se tivesse minha mãe me trancaria no porão depois de pedir pela milésima centésima quinquagésima nona vez o jogo apenas 2 dias depois de saber de sua existência.

Ao menos seria assim se tivéssemos um porão.

Que tal ficar trancado nesse porão frio e sombrio?
O frio até aceito, tá um calor infernal por aqui.


Então acabei jogando apenas por uma maravilha chamada emulador que acelerava o jogo em 17x (1600%) tornando o ato de zerar ser possível em apenas 2 horas e muita tontura.

Pocket Monsters (Pokemon é apenas um "diminutivo") foi lançado no japão no final do inverno setentrional de 96. Dentre todos os jogos do Game Boy, ele foi o que mais se destacou, porque todos os jogos do console portátil da Nintendo mais pareciam um passatempo do que um jogo em si e PK (ou PM, sei lá) transmitia a impressão de que deixaria a cara dos players grudadas na tela preta e branca do console (e com as mãos doendo do peso que tinham que carregar) por uma quantidade de tempo que até então parecia impossível e era justamente esse o seu diferencial.

Além do mais é o único jogo que para mim é possível de usar o Link Cable de forma agradável, utilizado para fazer as trocas de pokemons.

Os anos se passaram, novos pokemons foram descobertos (ou no caso inventados) e houveram muitas continuações. Todas elas apresentavam enredo parecido, jogabilidade parecida, vida útil parecida, itens parecidos... enfim, tudo parecido. Acabou que, por conta disso, apenas old fans e new fans se apegavam ao jogo e ai você pergunta: "Mas isso não inclui todo mundo?", bem, eu disse "Fãs" e não "Pessoas que jogam apenas porque o jogo está famoso e quer parecer amigo de outras pessoas por passar a impressão que tem interesses parecidos com os delas". Há uma diferença.

E então, quando parece que Pokemon terá uma vida de marasmo e repetições que só são idolatrados de verdade por old fans como eu, que são lançados os Pokemons Black/White.

Os iniciais. O urso de água tem cara de cu, o porco faz uma awesome face e o a cobrinha de grama tira onda.

Enrolação, mas que acaba chegando em algum lugar. Adoro isso, vocês não?

...

NÃO RESPONDAM!

Já adiei boa parte do que falaria no "Especial Pokemon", aliás, falaria não, falarEI porque terei prazer em digitar tudo do mesmo jeito e com palavras diferentes (Mwahahaha), mas considero isso o padrão de detalhes de todos os jogos.

Mas agora, depois de quase 4 mil caracteres depois, vamos falar sobre o que interessa!

Pokemon Black/White foi lançado (ou foram lançados, não sei o que usar melhor aqui) em setembro do ano passado no japão. No review de Dead Space comentei o quanto gosto da língua japonesa, então podem ter uma ideia do quanto eu me aproximei dessa versão.

Finalmente em 4 de março foi lançada a versão européia (e em 6 de março a americana, mas quando lançam a européia, tanto faz quando é o lançamento da americana) e, após soltar gritos de emoção que assustariam até mesmo a um sapossauro, eu pude começar a apreciar o que fizeram desta vez.

Castelia City! Finalmente temos uma cidade grande de verdade no mundo de Pokemon.

O enredo permanece com a mesma temática: você é um garoto (ou garota) que completa 10 anos e pode finalmente começar sua jornada pokemon, afinal nesse mundo que tem cara de ser BEM MAIS perigoso que o nosso (mesmo alegre), aos 10 anos você já tem maturidade o suficiente para dar a volta nele.

Sua missão é apenas ser o Pokemon Champion, em outras palavras: o treinador mais forte que o mundo pode imaginar. Não há uma razão específica, mas deve ser a mesma que a de Goku: levantar seu ego quando ouvir de todos os outros o quão forte você é.

Você nunca me enganou, Goku.

Só quero fazer o bem... duh.

Para ser o campeão, você precisa vencer o atual (lógica simples) e para o simples ato de desafiá-lo, como este não quer perder suas jogatinas de boliche a toa sendo desafiado por treinadores que não levam mais que um Pidgey lvl 5, você precisa das 8 insígnias da região. Cada uma das insígnias é conquistada vencendo o líder do ginásio de tal cidade e bla bla bla... se você jogou Pokemon alguma vez sabe como a lógica funciona e não houveram mudanças nesse ponto.

Aliás, não houve nenhuma mudança significativa no enredo e eu falar sobre ele detalhadamente só vai encher isso aqui de caracteres inúteis, então vou falar as coisas que realmente mudaram na história:

-Você conta com 2 rivais (que dessa vez são mais amigos que rivais) e não pode nomeá-los.

Pena. Era legal chamar seu rival de "Imbecil" ou "Babaca".

...e nem me venha com essa cara porque sei que você já fez isso.
-A equipe dos outros babacas, que você vai enfrentar a todo o tempo e insistem em dizer que são "vilões" (haha), agora é o Team Plasma. Eles pregam a ideologia que os pokemons são mais felizes livres do que tendo donos e por isso roubam tais monstrinhos que temos que pegar das mãos dos treinadores contra a vontade deles.

O problema é que eles roubam e não liberam tais bichinhos, logo tal desculpa do que estão fazendo vai por água abaixo.

Se considerar o líder deles, que se chama apenas "N" como um rival, então teremos 3 rivais e 1 que você vai querer chamar de "Babaca" a todo o tempo.

Os hipócritas do Team Plasma.

O jogo em si está me agradando pelas tão esperadas grandes mudanças. Normalmente quando sai um novo Pokemon, independente se avance uma geração ou não, este apresenta sim coisas novas, porém é algo tão "simbólico" que quem jogou as versões clássicas Red/Blue não terão o menor problema de se acostumar com as novidades. Eu mesmo fiquei por um bom tempo sem jogar sendo que meu último Pokemon era o Yellow. Voltei a jogar o Heartgold logo quando comprei meu DS e fiquei maravilhado com várias coisas que "deram um jeito", mas em pouquíssimo tempo estava jogando já sacando o que fazer em vários momentos, parecendo que eu já tinha um conhecimento prévio do jogo.

Eu achava que não tinha problemas, que, apesar de não trazer grandes mudanças, era ótimo para acostumar quem já tinha jogado antes.

Por isso eu falei "achAVA" porque a série Black/White de Pokemon provou o contrário.

Logo de cara o game conta com uma mudança gráfica. Continua visto de cima, mas agora há variações de perspectiva com maior frequência e há até um certo abuso do uso em 3d (ao menos o máximo de 3d que o DS pode aguentar em um cartucho de 256 MB que já tem um imenso database de pokemons e programação em geral). O game também começa no outono, então logo na Rota 1, você conta com uma bela visão de folhas caindo. Isso definitivamente deixou mais agradável ao player.

Acho que começarei com a cobrinha de grama dessa vez...

Na primeira batalha dá pra notar facilmente que ela está mais animada e conta com uma mudança de local da camera (que se fosse mal utilizado, causaria no mínimo tonturas para nós jogadores). Felizmente foi algo bem feito e passa até mais emoção ao fazer (e sofrer) golpes. Não havia uso de 3d nas batalhas, então como a camera fica alternando, presumo que agora tenha.

Finalmente também resolveram fazer uma variação de pokemons que pudesse permitir que abandonassem os velhos conhecidos por nós, utilizados em vários lugares como Zubat e Geodude nas cavernas.

Enchia o saco entrar em uma caverna esperando algo novo aí me lançam um... Zubat. PORRA! Criatividade é necessário!

Triple Battle! Uma das novidades. Basicamente é um Double Battle mais demorado e complicado.

Fodam-se todos os Zubats da face da terra pokemon também. Nunca gostei deles. Hunf.

Zubats me deixam confuso e quando eu fico confuso eu costumo me bater. Maldita confusão.

Mas entre outras palavras, o player vai dar de cara com pokemons apenas da geração V durante muuuuuuuuuuuuuito tempo no jogo. A grande maioria deles são péssimos e não valem nem sequer para ficar no seu time só porque servem para cortar arvorezinhas pequenas, mas com uma boa pesquisa (entenda como bulbapedia), é possível formar um time com apenas pokemons da nova geração que em força dariam inveja até ao Red.

Uma das minhas grandes dúvidas e provavelmente de muita gente é como Red comandava seus pokemons, já que ele só falava reticências.

Nunca vamos saber mesmo, o que importa é que ele é foda.

Enquanto isso, seu rival se autoproclama "N" e se acha foda.
Só se acha mesmo...


Há também uma EXCELENTE notícia para quem não é muito fã de grinding (o ato de treinar aleatoriamente apenas pra ganhar xp), mesmo que não faça sentido algum alguém gostar de jogar Pokemon e não gostar de grinding, mas ok... a notícia é que agora o xp não é mais calculado apenas por um número simples e sim que depende da relação entre seu pokemon e o adversário. Basicamente quanto menor o nivel do seu monstrinho em relação ao inimigo, maior o XP que este vai ganhar no fim da batalha e vice-versa. Isso permite a rápida evolução de pokemons em levels mais baixo. Ainda há o "Shaking Grass" (traduzindo literalmente: matinho que mexe) que são as partes dos matinhos que ficam tremendo aleatoriamente. Ao chegar nessas partes, uma batalha é iniciada automaticamente e há a chance de ser contra Audino. Ele é fortinho, mas o caso não é a força dele e sim que ele dá uma quantidade orgásmica de XP.

Qualquer coisa que dá uma "quantidade orgásmica de XP" é um bom atrativo se tratando de Pokemon.

Sobre o caso do clima estar em outono como eu disse pouco acima, a razão disso é que agora Pokemon traz estações! Em fevereiro, junho e outubro é verão, em março, julho e novembro é outono, em abril, agosto e dezembro é inverno e em janeiro, maio e setembro é primavera. A diferença das estações fica por conta de quais pokemons aparecem, de quando amanhece e anoitece e também de lugares que passam a se tornar acessíveis no inverno pois estão muito altos em outras estações e no inverno a neve subiu tanto que permitiu.

Provavelmente se você for um viciado agoniado que quer zerar o mais rápido possível, vai pegar apenas uma das estações, o que retira toda a fodasticidade dessa função, mas tudo bem.

As diferenças entre outono e inverno. No outono aquela parte empinada ali é impossível de subir, enquanto no inverno cai tanta neve que sobe facilmente.

O game conta com outras mudanças que poderia falar por aqui, mas esse texto está se tornando quase um review pelo tamanho.

Comecei muito mal. Porra, Igor, o que você entende por PEQUENOS textos seu energumeno??

Enfim (mais uma vez), os Pokemons Black/White estão me agradando até agora. Os gráficos melhoraram, o estilo de jogar permaneceu, está mais prazeiroso investir no grinding, boa parte dos pokemons novos agradam (alguns pela beleza, outros pela força, outros pela "mongoloidade" das suas caras e por ai vai)... só a sensação de estar jogando algo novo, que até então só foi passado de forma satisfatória na primeira edição do jogo, não tem preço.

Ainda temos as líderes de ginásio mais atraentes de toda a história de jogos Pokemon.

Hummm, Skyla... seja minha noz...

Hummm, Skyla... minha musa platônica.

...

Não entendeu? Skyla, esquilo, noz... esse tipo de coisa.

...ah, por que estou dando explicações pra vocês? Vão procurar o que fazer! Jogar esse Pokemon por exemplo!

Recomendado para fãs e não fãs da série e provavelmente terá um review. Vocês terão que me engolir lendo boa parte das mesmas coisas de novo, MWAHAHAHAHA!

Nota temporária: 8,5

Black e White. Simplesmente nomeados assim.
Que mania de chamar os heróis de cores ou de coisas preciosas.


Adios e com fé em Deus e na minha força de vontade, até domingo!

o/

4 comentários:

Prosinecki disse...

Porra, o melhor desse pokémon sem duvida é os matinho que balança lá e tu entra nele e começa uma luta com um belissimo audino e suas xp imensas, choro mijo de unicornio e vomito arco-iris de tanta emoção ao ganahr aquelas xp agressivas. as variações de camera em alguns momentos ficaram mega fodas também. e pra quem é fã vai adorar ir na bulbapedia a cada luta que se inicia para descobrir qual tipo de pokémon é esse que o adversario tem e contra o que ele é forte/fraco e com alguns ficar alucinado por ter descoberto um pokemon super forte e ficar louco pra ver aonde capturar logo um

Anônimo disse...

Yeah, I like pokemon!!!So what?!? Why u hatin'?!? Why u hatin'?!? XD

FFUUUuuuiiii!!!

Anônimo disse...

seu desgraçado pokemon e o melhor jogo que esiste seu esquesito feão pare de inventar mentiras sobre pokemon seu burro

Anônimo disse...

voçe não e nada e apenas um peste cebosa que nem sabe o que e pokemon