terça-feira, 25 de março de 2008

Análise Filmes: O Nevoeiro (The Mist - 2007)



Título brasileiro: O Nevoeiro
Título original: The Mist
Ano: 2007
Gênero: Drama / Terror / Ficção Científica / Suspense
Duração: 125 minutos (2:05)
Site do IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0884328/
Nota do IMDB: 7.6/10 (17000+ votos)

Outro filme que pelo menos aqui causou muita repercussão. Não sei no Brasil :P

Primeiramente vamos entender o propósito do filme:

Baseado em uma estória de Stephen King.

STEPHEN KING! YEAH! ELE MESMO!

O escritor de início e meio, mas que não sabe escrever final. Livros como: "Celular" e "O Cemitério" além da mini-série "Fenda no Tempo" são provas disso. Sem contar a ESTÚPIDA MANIA de não explicar NADA na estória. NADA! Apenas revelar umas cinco teorias e você que raciocine. Sei que serei bem criticado por isso, mas se você raciocinar um pouco, eu não estou mentindo.

Não estou dizendo que as estórias são ruins. Eu achei excepcional o livro "Celular". Simplesmente "engoli" ele do início ao fim. Nunca li um livro tão rápido na minha vida. Mas até hoje não "engoli" o final.

Duas metáforas de uma mesma palavra com significados diferentes em um só parágrafo! Nessa me superei!

Felizmente existem SIM exceções. Existem estórias com finais inesperados e com explicações, mesmo que sejam apenas teorias e "The Mist" é uma delas.

Deixando de baboseira e falando sobre o filme.

Vamos entender a estória:

"Após uma terrível tempestade, uma estranha névoa encobre uma pequena cidade. Criaturas ocultas no nevoeiro atacam as pessoas que saem as ruas. Um grupo fica preso em um supermercado e não pode sair do estabelecimento temendo ser atacado. A partir de então, começa uma luta sangrenta pela sobrevivência."

Retirei isso da Sinopse que já está lá no post da PSPenguin.

Quanto a estória é típica de todas que S.K. escreve: monstros que só aparecem nas piores horas, pessoa por pessoa se ferrando, um líder aparece e conforta a todos...

E é exatamente isso: é igual a qualquer estória de Stephen King.



Aí vem a pergunta: "O que há de tão especial nesse filme?"

Primeiro: a personalidade das personagens. Isso é uma excelente qualidade de S.K.. Cada um tem seus medos, seu modo de agir, sua personalidade em si. Isso pode até parecer normal para um filme e na verdade é. A questão é que começaram a achar isso antiquado e nos filmes atuais poucas personagens tem sua personalidade própria. Digo de novo: "Maldita Hollywood!"

Segundo: o clima do filme. O filme não é tão assustador, mas você sente a agonia que as personagens sentem. Interagir com as suas emoções de forma correta é muito bom.

Terceiro: nem todos acreditam na mesma coisa. Normalmente em filmes de terror, quando uma testemunha fala do que viu ou simplesmente todos passam a acreditar do nada ou dão risada e quando ouvem um som estranho passam a acreditar instantaneamente. Isso é PÉSSIMO! Quer dizer, isso nem mesmo é real! É como alguém te contar sobre o acidente que aconteceu com o amigo do amigo do seu amigo e quando você vê esse amigo do amigo do seu amigo com um arranhão mixuruca, você passa a acreditar na história como se aquilo fosse tão convincente. "The Mist" acertou nesse ponto. Nem todos acreditaram, uns só no que viram e outros mesmo depois de mostrarem a "prova" para um dos que não acreditaram, continuaram não acreditando (nossa, isso ficou confuso! hahaha).

Quarto: não há nenhum "Neo" ou "Chuck Norris" na estória, assim como "I am Legend". Pelo menos ter um fodão que mate todos os monstros e aja normalmente, é ultra clichê.



Quinto: final triste e inesperado. Poucos filmes eu fico ouvindo e olhando pros créditos completamente "abobado" e sem reação.

Sexto: música original. Eu ia falar "Trilha sonora", mas é a única música que ouvi no filme. Pode não ser fenomenal, mas nunca combinou tanto quanto nas partes em que é tocada.

Sétimo: interação com o espectador. Você fica empolgado assistindo o filme! Várias cenas eu fiquei revoltado e "torcendo" para que coisas acontecessem e para que outras NÃO acontecessem. A melhor coisa é você ver filmes em que se concentra totalmente.

Oitavo: perfeito sincronismo entre a necessidade e a falta de explicação. Nisso o final ajuda, pois você acaba sem saber muita coisa sobre o que realmente estava acontecendo, mas não sente falta de uma explicação. "Cloverfield" é outro que traz essa característica (e não se preocupe, que terá sim sua análise).

E preciso assistir filmes ruins. Não dá nem graça de ficar elogiando filmes assim. Infelizmente essa merda merece! hehehe



Mas há coisas ruins nesse filme e não podem passar em branco!

Poucas explicações. Já disse e repito: S.K. tem uma mente muito criativa, mas não sabe explicar os acontecimentos. Eu sei que eu disse que o final do filme você esquece de tudo isso, mas você fica o filme INTEIRO querendo uma explicação. Quando a empolgação passa, você volta a querer uma explicação mais óbvia. Tudo bem que houve uma única teoria e boa parte das coisas ficaram até claras, mas não foi o suficiente. Pelo menos foi o mais perto de uma explicação que S.K. já fez.

Atuações: pra um filme desse nível deveriam ao menos pegar atores melhores. Muitas encenações não convenceram nem um pouco e isso inclui o próprio ator principal, que apesar de ter feito um trabalho razoável, demonstrou poucas expressões e reações adversas ao que ocorria em tais momentos.

É bom deixar claro que quando eu digo: "atores melhores", não me refiro aos "grandes" de hollywood (nunca as aspas foram tão necessárias) e sim apenas "bons atores" sejam eles famosos ou não.



E uma outra coisa que na verdade não tem muito a ver com seu filme, mas com seu título.

"Lá vem comentário sobre o nome em português". Sim. Acertou em cheio.

Mas aí você deve estar pensando: "mas a tradução foi literal. The Mist para O Nevoeiro. Não há o que falar sobre isso". Exatamente, mas não é desse título que estou falando.

Estou falando é do primeiro título que foi especulação antes de lançar:

"Nevoeiro Misterioso"

...

Sinceramente, que MERDA foi essa? Nevoeiro MISTERIOSO?

Misterioso é o que passa na merda das cabeças desses infelizes que adaptam títulos de filmes.

E um grande filme como esse não deve ter um título tão clichê. "Clichê" é um elogio na verdade, porque o título mesmo se não fosse clichê seria uma bosta de macaco pisada.

Você assistiria um filme chamado "Nevoeiro Misterioso"? Eu não. Na verdade formaria um grupo com vândalos e invadiria todos os cinemas possíveis, destruindo todos os cartazes com esse filme e junto com eles queimaria o rolo do filme até não sobrar nada.

E isso é uma pena, perderia um excelente filme por culpa desses bastardos.


Estrelinhas copiadas e editadas descaradamente do IMDB

Até a próxima =]

Igor

Um comentário:

Diego disse...

Cara, esse filme é mesmo sensacional.

Antes de mais nada, sou super fan de Stephen King. Quando soube que iriam adapatar "The Mist", fiquei com um pé atrás. Existem muitas adaptações de SK que são MUITO ruins, e outras (poucas, pouquíssimas) que são muito boas.
Ah sim, não gosto muito de "O Iluminado".
Tudo mudou quando soube quem iria dirigir o filme. Sim, ele, Frank Darabont, o mesmo que dirigiu "A Espera de um Milagre" e "Um Sonho de Liberdade", dois filmes baseados em livros do SK que foram excelentes adaptações. O cara além de ser um bom diretor, já se declarou super fan do SK, e isso é sinal que ele respeita muito seu trabalho.

Sim, concordo em partes contigo quando tu dizes que SK sabe escrever início, meio, mas não sabe fazer finais. Ele tem histórias que são exatamente assim, mas creio que em sua magnum opus, chamada "A Torre Negra", isso não acontece. Aliás, ele se perde várias vezes no meio da história, mas o final é perfeito. Não poderia ser diferente.

Mas voltando ao "The Mist". Sim, há coisas que ficaram meio que sem explicação no filme. Para isso voltaremos para "A Torre Negra". "The Mist" faz parte da grande obra que é ATN. ATN é um conjunto de 7 livros (o 8º foi anunciado! \o/ ), e além desses 7 livros, outros fazem parte deste universo gigante.

Então, para entender tudo o que se passa em "The Mist" é necessário ter lido ATN.

Enfim, acabei mais falando de ATN do que TM, mas o filme é MUITO bom sim. Vale a pena a compra.

E agora é só esperar a adaptação de ATN para os cimenas (ou não, dependendo do diretor...).