quinta-feira, 27 de março de 2008

Análise Filmes: Vanilla Sky (Vanilla Sky - 2001) e Preso na Escuridão (Abre los Ojos - 1997)

Você deve estar se perguntando porque postarei dois filmes de uma vez. Não, não é porque quero ficar um dia descansando (apesar que hoje não postarei a crítica, já que estou sem filmes na cabeça e também não estou muito disposto).

O motivo é simples: os filmes são parecidos. Pra não dizer: IGUAIS. Por que? Um é Remake do outro. Acho que é o Remake que foi mais rapidamente produzido. 4 anos de diferença.

Os dois filmes retratam as mesmas coisas, acontecem as mesmas coisas. Só mudam as personagens e o cenário.

Espere aí: mudam as personagens? Não totalmente! Penélope Cruz participa dos DOIS filmes interpretando a MESMA personagem. Sinceramente, o que passou na cabeça dos criadores de "Vanilla Sky"?

"Vamos pegar a Penélope Cruz porque é símbolo sexy (quê?) e colocaremos no remake também."
"Quanto ao nome da personagem dela?"
"Deixemos igual: Sofia Serrano."
"Muito legal! Mas ela tem que ser da Espanha, como falaremos dela?"
"Só falaremos que ela foi pra Nova York em busca de melhor vida. O resto não é importante"

Sim, eu não duvido nada que tenham dito: "o resto não é importante". Não explica nada sobre ela no filme (além do suposto diálogo ali) e do nada ela começa a falar espanhol, mas David (Tom Cruise) não tem curiosidade NENHUMA de saber de onde ela veio. Aí eu lhe pergunto: a história de Sofia não é importante? Bem, pros criadores do remake "Vanilla Sky", NÃO.

Mas não começarei a falar mal pelas tabelas antes de começar a crítica. Essa partezinha foi apenas pra explicar o propósito desse post e isso já foi explicado. Vamos começar com o remake "Vanilla Sky". Conhecido por muitos.

É bom que conheça a estória. Vai aí a sinopse:

"David (Tom Cruise) é um rico playboy que tem sua vida modificada quando uma de suas ex-namoradas (Cameron Diaz) não aceita vê-lo com outra mulher e resolve cometer suicício levando-o também para a morte. Ela morre mas ele sobrevive, apesar de ficar com o rosto completamente desfigurado. É neste momento que ele descobre o amor de outra mulher (Penélope Cruz). Além disso, ele descobre que seu rosto pode ser reconstituído. Mas sua felicidade é interrompida por estranhas visões que passa a ter com sua ex-namorada."

Tudo bem que a sinopse é para o Vanilla Sky, mas os filmes são equivalentes, então, nenhum problema.

Enfim, vamos lá.



Título brasileiro: Vanilla Sky
Título original: Vanilla Sky
Ano: 2001
Gênero: Ficção Científica / Drama / Romance
Tipo: Filmes
Duração: 136 minutos (2:16)
Site do IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0259711/
Nota do IMDB: 6.8/10 (61000+ votos)

Foi simplesmente um dos filmes que causou mais repercussão em 2001 (terceira vez que começo assim, tá na hora da criatividade). Os motivos são simples:

-Elenco
Conta com Tom Cruise, Penélope Cruz, Cameron Diaz, Kurt Russell, Jason Lee, Timothy Spall e Tilda Swinton. Sendo que a Swinton só aparece no final do filme. Quer dizer: ela é quase uma figurante! Imagine o tanto de cachê que pagaram só pra esse elenco.

-Estória
Diferente das que Hollywood costuma criar.

-Marketing
Se duvidar até a Microsoft perdeu em marketing de tanto anúncio sobre o filme.

Junte esses 3 e terá milhões ganhos só em uma semana.

Aí vem a pergunta: e o filme merece?

Bem...

Na minha sincera opinião, é um filme que só merece ser visto tendo um DVD e no conforto de sua casa. Não pegaria filas gigantescas no cinema nem pagaria para assistí-lo no cine. Preferia esperar o DVD, chamar uns amigos e colocar pra todos assistirem. Saíria mais barato e seria mais confortável.

Mas você me pergunta porque eu digo isso. Vamos lá:

-Atuações fracas
Usaram um elenco simplesmente PESADO para chamar atenção, agora custa fazer eles atuarem bem?

"Atuações boas? Temos pouco tempo para lançar esse filme! Come on! Come on! Come on!"

Sim, não duvido nada que disseram isso.

As atuações são comparadas as vistas em "The Mist" sendo que este usou um elenco bem mais fraco "famosalmente" falando. Então para quê colocar um "super" elenco se ele não atua como deve? Só serve pra enganar o público que espera um ótimo filme (como eu).

Vou dar exemplos de todos:
-Tom Cruise: fazia cenas perfeitamente significativas, enquanto em outras parecia um mané abobado rindo.

O que é um mané abobado rindo?

Isso:



Isso:



E também isso:



ARG! Detesto essa cara que ele faz nesse filme.

-Cameron Diaz: é uma BOA atriz. BOA naquele sentido mesmo que você está pensando, porque no resto...
-Penélope Cruz: nunca recebeu uma indicação ao Framboesa de Ouro tão merecida: pior atriz. E era pra ter ganho. Ela atuou bem melhor no "Preso na Escuridão", dentro dos seus limites, claro. Dava pra fazer melhor nesse filme.
-Kurt Russell: nunca foi grande coisa, pra esse filme atuou até razoável.
-Jason Lee: esse filme é a explicação porque hoje ele faz o seriado "My Name is Earl".
-Timothy Spall: talvez um dos poucos que prestaram em todo o filme. Nas poucas cenas que apareceu, fez expressões que combinavam com a cena e o momento.
-Tilda Swinton: a única cena em que apareceu mostrou que poderia ficar no lugar de muita gente nesse filme.

Perceba que elogiei uns, mas para esse elenco era pra ter elogiado TODOS se fizessem algo com maior calma e sem a ansiedade de ganhar dinheiro.

-Modificações contraditórias

Uma das vantagens de "Preso na Escuridão" é justamente a tristeza da estória. O ator principal é feliz, mas quando sofre o tal acidente e tem o rosto desfigurado, passa a viver como um inútil, em depressão contínua e etc.

Já em "Vanilla Sky", a situação era pra ser exatamente essa. "Era" porque não mostrou como deve.

Primeiro com Tom Cruise rindo abobado antes e depois do acidente. Aliás, porque o diretor deixou ele atuando assim? Ele achou engraçado? NÃO! NÃO é engraçado, bastardo maldito!

Segundo que a estória do filme diz que Tom Cruise entra em depressão (umas das boas cenas do filme é quando mostra essas partes), mas ele não parece estar tanto assim em depressão. Ele entra no que eu chamo de "depressão alegre". E isso existe? NÃO! Apenas em modificações mal feitas de Hollywood como essa.

Terceiro que o próprio David (Tom Cruise) diz não está nem aí com a beleza facial, só quer ter sua vida de volta por causa das enxaquecas. Achei isso legal, umas das poucas modificações boas. Mas porque logo depois (coisa de 2 minutos depois) quando oferecem uma máscara pra ele ele fala: "Ótimo, já tenho minha máscara de Halloween. E nos próximos 364 dias do ano?". Se ele não estava preocupado com beleza física, porque ele falou isso? Que contradição!



Mas enfim. "Meti o pau" nesse filme, mas tenho que justificar minha nota final. Ele também tem muitas vantagens:

-Trilha Sonora

Simplesmente a vantagem "mor" do filme. Um dos filmes com as melhores músicas e as mais combinativas que eu já vi. O final, apesar de não ser tão inesperado nem muito convincente, foi emocionante tocando Sigur Rós.

E não só o final. Várias partes tiveram excelentes músicas tocadas. Além de serem músicas boas, também combinavam com o momento.

-Flashbacks fakes

Não posso falar muito sobre isso, afinal é spoiler, mas vamos tentar o máximo possível:

Em algumas partes, Tom Cruise é obrigado a se lembrar dos acontecimentos. No meio dos acontecimentos que ele tenta se lembrar, o filme passa exatamente tudo que se passa na cabeça dele. Há algumas coisas que se passam que você fica em dúvida se aconteceu ou não, porque mostra as dúvidas de David.

Se isso fosse usado com muita frequência, seria chato e enganador, mas foi usado na medida certa. Uma boa vantagem.



-Explicações

Algumas pessoas dizem que esse filme não foi devidamente explicado. Eu já discordo disso. Pelo menos o "Preso na Escuridão" é bem mais confuso que "Vanilla Sky". Os dois são perfeitamente explicáveis, mas "Vanilla Sky" explicou o que deveria e deixou em duvida o que deveria. Teorias são boas se usadas adequadamente.

-Cenários e efeitos especiais

Podem não parecer importantes, mas você consegue assimilar que ele está mesmo em NY pelas partes em que mostram mais o cenário que o resto.

Os efeitos especiais não são tão necessários, mas onde foram aplicados, foram MUITO bem aplicados.

Quanto a outros detalhes como a estória, não tiveram grandes modificações. Falarei mais sobre ela no review do "Preso na Escuridão" abaixo.


Estrelinhas copiadas e editadas descaradamente do IMDB

Vamos agora analisar o original.



Título brasileiro: Preso na Escuridão
Título original: Abre los Ojos
Ano: 1997
Gênero: Ficção Científica / Drama / Romance
Tipo: Filmes
Duração: 113 minutos (1:53)
Site do IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0125659/
Nota do IMDB: 7.8/10 (15000+ votos)

Aí está. É esse o filme que hollywood se aproveitou e fez sua versão.

Você já conhece a estória e ela não mudou. É aquilo mesmo e não muda nada, tirando o local que ao invés de ser NY é Barcelona (Espanha).

Mas a obra original tem muitas vantagens.



Sorrisinho idiota. Ainda bem que não é tão repetitivo quanto o que Tom Cruise faz.

Uma delas é a estória triste. A vida de César (David no "Vanilla Sky") é quase perfeita. Ele pouco trabalha, tem dinheiro herdado do pai e as mulheres caem em cima dele. "Vanilla Sky" seguiu isso. O que "Vanilla Sky" não conseguiu colocar no seu filme foi a tristeza depois do acidente. Eduardo Noriega (o César) consegue demonstrar isso muito bem. Sua vida vira um verdadeiro inferno após o acidente e o ator consegue encenar como se deve.

É isso que eu falo: um ator espanhol que pouco reconhecimento na mídia tem, consegue atuar melhor que Tom Cruise. Chega a ser hilário. Não só ele como Penélope Cruz, que apesar de não ser grande coisa, já foi BEM melhor nesse filme do que a MESMA ATUAÇÃO que fez em "Vanilla Sky". Sem contar os outros atores em que o reconhecimento mundial é zero. Todos atuaram como verdadeiros profissionais.

Faltou "profissionalismo" em "Vanilla Sky". Já copiou o filme, será que dava pra copiar as atuações também?

A situação que César fica nesse filme também é bem pior que a de David. A vida em geral. David ainda foi muito beneficiado, César chega ao ponto de "merda total". Sem contar o rosto. O cara fica parecendo um monstro, como você pode ver na foto abaixo:



E é isso que o "Vanilla Sky" deveria ser: triste. Nada mais. NÃO UM SORRISO ABOBADO DE TOM CRUISE, PORRA!

Mas enfim.

Infelizmente qualquer merda que eu contar pode ser spoiler pra estória toda, então paro por aqui.

Eu ia comentar sobre o título brasileiro, mas essa merda não merece nem ser comentada.

Mas aqui vai uma dica pra vocês: não vejam os dois filmes, ou vejam "Vanilla Sky" primeiro. "Vanilla Sky" fica bem pior se for assistido depois de "Preso na Escuridão".


Estrelinhas copiadas e editadas descaradamente do IMDB

Até a próxima =]

Igor

Nenhum comentário: