sexta-feira, 28 de março de 2008

Análise Filmes: Gattaca - Experiência Genética (Gattaca - 1997)



Título brasileiro: Gattaca - Experiência Genética
Título original: Gattaca
Ano: 1997
Gênero: Drama / Ficção Científica
Duração: 106 minutos (1:46)
Site do IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0119177/
Nota do IMDB: 7.7/10 (47000+ votos)

Um filme que eu gostaria muito de falar. Não só por ter visto recentemente, mas também por ser um PUTA filme.

E esse "PUTA" significa sim aquela gíria que nós damos a coisas legais e boas e não ao significado do dicionário coloquial.

O filme é muito bom pela estória, drama envolvido, visão futurística, atuações...

Por que por tudo isso? Vejamos cada parte:

-Estória e Visão Futurística

O filme foi feito no "auge da ciência" do fim do século 20. Época em que os exames de DNA se tornaram mais viáveis (nos states, é claro) e também quando o DNA estava sendo mais estudado. Eram criadas várias teorias de que o ser humano poderia fazer modificações no DNA para criar o ser perfeito, para curar doenças, para aumentar a estimativa de vida e etc.

Atualmente foi descoberto que a mutação de DNA só é viável em novos seres (que ainda irão passar pela gestação) e que o mais viável para o ser humano com doenças terminais e relacionados são as celulas-tronco. Disso você já deve ter ouvido demais, inclusive que a igreja católica colocou as modificações genéticas de celulas-tronco como um dos pecados capitais.

Eu prefiro não dizer minha opinião sobre isso, afinal não é disso que estou comentando.

Pelo menos até hoje, quase 11 anos depois, o filme retrata um futuro que é sim possível: seres humanos criados com modificações genéticas, para serem quase perfeitos. E é disso que o filme se baseia.

Basicamente é um futuro em que existe dois tipos de pessoas: as normais e as modificadas geneticamente. As modificadas geneticamente são classificadas como "alta classe" e as normais, consequentemente são de "baixa classe".



Com isso nasce o preconceito genético, chamado no filme de "geneoísmo" e assim como o "racismo", prevalece a "mais alta classe". Quem nasce de concepção normal, tem pouquíssima chance de "crescer na vida", enquanto que quem é "especial" vai direto para trabalhos muito bem remunerados e mesmo se for um completo imbecil (intelectualmente falando e também no modo de ser) chega nos patamares mais altos facilmente.

Quem é de "baixa classe", pode escolher de viver como uma merda e se matar o resto da vida para ter metade do salário do primeiro emprego de um de "alta classe" ou apelar para as maneiras ilegais.

E é exatamente isso que o filme trata: um ser "normal" que queria ser "especial" e luta para isso na forma ilegal. A forma ilegal não é nada mais que usar um "especial" que por algum motivo está inabilitado de trabalhar como um. Nesse filme, o "normal" é apresentado a um "especial" chamado Jerome (Jude Law) que não pode mais viver como um, pois sofreu um acidente de carro e ficou paraplégico.

A estória em si é uma crítica imensa a qualquer tipo de preconceito. Uma previsão do estado em que o preconceito pode se tornar no futuro.

E vamos parar com a crítica técnica que deletei os posts antigos daqui por isso. Mas o que eu queria passar, já passei =]



-Drama envolvido

A estória é marcante mostrando o novo preconceito, logo o drama teria que combinar, senão ficaria algo muito artificial e sem vida.

Felizmente Gattaca consegue fazer isso perfeitamente. Ele passa a situação para nós e sentimos como se fosse algo real. Chega ficamos ao ponto de sentir raiva e pena pelo excessivo preconceito.

Essas eu considero 'A's vantagens do filme. Além das atuações perfeitas de cada um dos atores. Desde o principal até o último coadjuvante que fale algo.

O filme tem outras vantagens também, como Fotografia, excelente movimentação de câmera e boa mostragem do cenário.

Mas isso já está muito técnico, por isso paro por aqui senão farei um post chato e monótono.

]

Por falar em monótono, essa é uma das desvantagens do filme. Ele é INCRIVELMENTE lento. Mas muuuuuuuuuuuuito lento mesmo. Se a vontade de assistir não for muita, você pode acabar caindo no sono.

Logo no início do filme você tem toda a situação contada (que é quase o que eu falei acima). Até aí tudo bem, é necessário. Mas por que o resto do filme tem que seguir esse ritmo? É muito chato, mas muito mesmo. Nem nas partes que necessita de alguma "ação" o filme consegue ser rápido o suficiente.

Outra desvantagem são as músicas. São pouco utilizadas e quando utilizadas são repetitivas (como "Uma Mente Brilhante", que conta basicamente com uma única música).

E pra não dizer que só falo mal dos títulos brasileiros, esse foi legal. "Experiência Genética", apesar de não combinar tanto com o que o filme traz, é o suficiente para chamar atenção na época em que foi lançado, sem títulos toscos e clichês. Boa sacada dos caras.

E eu preciso MESMO ver filmes ruins, senão a tendência é ficar algo técnico mesmo =/

É isso. Paro por aqui. Recomendo que a quem não viu, que veja. Não vai se arrepender.


Estrelinhas copiadas e editadas descaradamente do IMDB

Até a próxima =]

Igor

3 comentários:

Prosinecki disse...

Bom, vi partes desse filme a um bom tempo na TV, e, como foi falado ai, ele é meio que paradão mesmo, tanto que as vezes eu até dava umas mudadas rapidas de canal (apesar de estar gostando do filme), enfim, vou baixar ele em algum dia que está por vir.
Só mais uma coisinha, a parada da capa do filme também é massa, a "celula-planeta" (mas que merda eu estou falando aeueauheahh)

Anonymous disse...

Droga, agora fico na duvida se vejo ou nao. O filme eh lento demais mais ainda assim ganha 8.50. Mas acho que vou ver assim mesmo. Sei que phoenix tem bom gosto.
Sugestao para proxima critica:into the wild
nevabowdown o>

TrM_Gimli disse...

Realmente descrições muito detalhadas, com toda certeza vou sair atrás de alguns filmes que vi por aqui!
Vanilla Sky, pra mim é mais um daqueles filmes que tenta usar "intelectualidade" demais e se estraga, quanto ao original não posso falar nada, ainda não vi.

Sou digamos, VICIADO em Stephen King, e não sabia deste Mist, digamos que ganhei o dia!

Do mais é isso, o blog mantendo a postura que sempre teve, mostrando sempre os dois lados.
Muito bom!

Abraços,
Douglas.