domingo, 28 de junho de 2009

Análise Mangas: Rosario+Vampire Volume 2 (Capítulos 5-8)


Ói eu de novo!

Parece que amanhã eu irei para Pittsburgh dar umas voltenhas, tirar umas fotos na Mellon Arena, comprar uma camisa genérica dos Penguins e... sei lá. Dar umas voltas em downtown no geral :D

Então estou começando a escrever esse post logo cedo para que não tenha preguiça de finalizá-lo depois.

Quanto ao assunto do post, o volume 2 de R+V, é perceptível que houve uma evolução. Nesse capítulo começa também a primeira coisa que pode se chamar de "saga" na história.

Enfim, repetindo o mesmo aviso do volume anterior:

ESSE POST FALARÁ SOBRE O VOLUME 2 DO MANGÁ QUE AGREGA OS CAPÍTULOS 5 A 8, POR ISSO PODE FALAR PARTES E CENAS ISOLADAS DA HISTÓRIA, O QUE É CONSIDERADO "SPOILER". SE DETESTA SPOILER NO FUNDO DE SUA ALMA, RECOMENDO QUE LEIA O VOLUME 2 DE ROSARIO+VAMPIRE ANTES DE LER O RESTO DESTE POST. GRATO E OBRIGADO.

Eeeeee... comecemos!

CAPÍTULO 5 - O AMOR É UMA BRUXA (LOVE IS A WITCH)
TRADUZIDO EXTRA OFICIALMENTE PARA:AMOR TRAVESSO?

Moka é linda de todas as formas :A

Observação: se eu não me engano, "Love is a Witch" poderia ser traduzido para "O amor é mágico" ou "O amor é uma magia" com o Witch se referindo a magia das bruxas e não as bruxas em si.

O capítulo começa mostrando o que parece ser o primeiro ranking de notas de alunos. Isso eu posso confirmar que é algo comum no Japão porque quase tudo que envolva Japão + Escola tem algo parecido.

Moka é a mais admirada de todas por, além de ser linda, ter ficado em décima terceira no ranking. E eu ri de um dos admiradores ter falado: "And she's not a bitch!" na versão oficial americana.

Japoneses viajam. Raciocine comigo: a mulher é linda, inteligente e tem uma segunda personalidade que é mais inteligente e orgulhosa ainda.
Agora me responda a pergunta: QUE PORRA ELA QUER COM TSUKUNE?

Tsukune, como já era esperado, fica exatamente na metade, em 128.

Nesse capítulo aparece uma nova personagem que se chama Yukari Sendo e ficou em primeira no ranking. O especial disso não é esta ter ficado em primeira, mas sim ela ter apenas 11 anos.

Logo depois de esta ver sua posição no ranking, aparece uma pessoa que a própria Yukari reconhece como "representante da classe" e começa a ofendê-la de várias formas, inclusive confirmando que ela é uma bruxa, o que já era esperado não só pelo título do capítulo como também pelas roupas que ela usa.

Quando este "representante da classe" mostra que fará algo, a Yukari usa sua magia e joga uma pedra na sua cabeça e logo depois Moka aparece e fica na frente para protegê-la. Com isso, o representante desiste e vai embora.

A cena avança para a lancheria estudantil da academia e Yukari explica que é tão nova, mas está na mesma série que Tsukune e Moka por ter pulado algumas séries (já era previsto) e após Moka elogiar sua roupa de cosplay, ela abraça dizendo que a ama.

Mas não é amor de amiga não, é exatamente o que você está pensando.

Não demora para perceber que o capítulo segue o mesmo esquema que o 3 últimos do volume passado, ou seja: são exclusivos de apresentação. Há partes hilárias como em que Yukari usa uma boneca voodoo para fazer Tsukune bater no próprio rosto e ficar mexendo nos peitos de Kurumu (e é claro que esta gosta, afinal é Tsukune, o amado dela, que está mexendo), mas não são o suficiente para diferenciar o capítulo de todos os outros.

Medo.

O final é exatamente o mesmo: remover rosário, chute único estilo roundhouse kick de Chuck Norris e tudo acaba bem. Descobre-se que no final Yukari não é lésbica, mas sim bissexual, pois declara amar Moka e Tsukune.

A única real diferença é que a razão de Bruxas estudarem na Academia Yokai (no primeiro post eu falei "Youkai", mas na versão oficial em inglês é "Yokai" mesmo, então prefiro me basear por ela) foi bem explicada, foi detalhada o que uma bruxa é no geral e isso fez o capítulo valer um pouco mais a pena que os 2, 3 e 4, mas nada além disso.

CAPÍTULO 6 - A ARTE DO ANIVERSÁRIO (THE ART OF THE BIRTHDAY)
TRADUZIDO EXTRA OFICIALMENTE PARA:ANIVERSÁRIO ARTÍSTICO

Ignore que eu estou aqui e continue seu trabalho :D

Esta parte do volume é a primeira que o objetivo verdadeiramente se diferencia.

A história retrata a época em que Tsukune está próximo de fazer 16 anos e Moka está tendo aulas de artes.

OK, eu ri.

O capítulo apresenta a professora de artes Hitomi Ishigami que é conhecida por ser "masculinizada" e por isso suas alunas terem uma maior afeição por ela.

Não sei o que o cu tem a ver com as calças, mas OK.

A divisão 2 do volume é mais baseada na crise existencial de Tsukune por achar que Moka esqueceu o seu aniversário, no suposto afastamento de Moka deste e no desaparecimento de sete garotas (no final passa a ser oito) sem deixarem vestígios.

O final é o velho já conhecido chute Moka (dessa vez dificultado por sua perna ter virado pedra, efeito causado pela professora de artes que a real forma era uma medusa) e tudo termina bem. As mudanças estão no primeiro reconhecimento de Moka (vampira) por Tsukune ter salvo sua vida e no que eu chamo o início do amor platônico dela por ele.

Comparado ao que eu esperava, a Moka vampira não é tão dificil de se conquistar :~

Já a Moka na forma com Rosário só falta se declarar para Tsukune, porque eles teriam um beijo que foi impedido por Kurumu e os outros. Isso é algo comum ao decorrer da série, acostume-se.

As apresentações acabaram, então a tendência é uma história maior e mais complexa, certo?

CERTO!

CAPÍTULO 7 - PRAZO FINAL! (DEADLINE!)
TRADUZIDO EXTRA OFICIALMENTE PARA: VAMOS ENTREGAR NO PRAZO!

É bom ver a Kurumu na apresentação do capítulo.

Todos os membros do clube de jornalismo necessitam entregar o jornal em no máximo dois dias, para que a notícia sobre o acontecimento com a professora de artes continue sendo novidade.

Por isso todos trabalham duro, até que Kurumu recebe uma carta com fotos SUAS provocantes e dizendo para ela aparecer no local da "Árvore Monstro" ou as fotos serão públicas. Ela sai e diz que não vai demorar. Ledo engano...

Fotógrafo de primeira!

Ela se encontra com um ser chamado Nagare Kano e lembra que ele é uma das pessoas que resolveu fazer de tudo (tenho sérias dúvidas se é exatamente "de tudo" MESMO) e tirou as fotos apenas para vencer a Moka no charme feminino antes de conhecer Tsukune, ou seja: aconteceu entre os capítulos 1 e 2. Em troca ela ofecereu um encontro com ele.

O problema é que na época que isso aconteceu, ela estava tão concentrada em "vencer" Moka que não chegou nem a pensar nas consequências.

Eis que no encontro Nagare pede para ela realizar todos os seus fetiches sexuais (não chega mais adiante porque isso não é hentai) e a veste com a roupa de Educação Física, com uma roupa cosplay e com mais 12 roupas diferentes. A razão de não fazer nada contra é que a própria Kurumu diz que "parou de fazer coisas horríveis depois de conhecer Tsukune".

O encontro finalmente acaba e Kurumu volta para o clube de jornalismo, mas já era tarde demais. Todos ainda estavam lá, mas já tinham decidido terminar o dia de trabalho.

Kano aparece novamente para Kurumu e fala que haverá um encontro no dia seguinte mesmo com ela protestando que era um único dia. Este aproveita o momento que Kurumu sai do clube para roubar os trabalhos feitos por Tsukune e os outros.

No outro dia o roubo é descoberto, mas Ginei diz que não há tempo para procurar o ladrão e que eles deveriam começar do zero. Kurumu vai forçadamente ao encontro com seu "pretendente" mesmo com Moka protestando e a vampira diz que se ela fosse abandonar o clube naquele momento drástico, era melhor ela não voltar mais.

Kurumu tem de ir, mas vai puta da vida. Ao tentar recuperar os textos do jornal acaba se deparando com a real forma de Kano que é... han... uma lesma ou parecido. Mesmo sendo uma lesma, ele prova que é mais inteligente do que parece e solta um tipo de gás que faz Kurumu ficar paralisada.

Enquanto isso no clube de jornalismo Tsukune diz que vai procurar a Kurumu e que de certa forma sabe que ela não saiu por querer (aliás, impressões ruins e deduções quase que perfeitas - principalmente vindas de Tsukune - são comuns em R+V). Moka e Ginei tentam impedí-lo e ele diz que o grupo não estava completo sem a Kurumu.

Que amor.

O que acontece depois não é necessário descrever detalhadamente: Moka e Tsukune vão para o local que a Kurumu está (provavelmente descobrem porque além de ouvir seus gritos, na carta que encontraram dizia o local do "encontro"), Tsukune tira o rosário de Moka e esta vence a lesma com um único chute, certo?

ERRADO! Kurumu se revolta, cria ilusões e "arranha" a lesma com todas as suas forças. Como já mostrado em tudo que é história (de preferência japonesas), foda-se o que você prometeu, afinal quando você usa para o bem não conta.

É melhor correr...

Mesmo parecendo uma história em avulso como os seis capítulos anteriores merece maior admiração por finalmente ter saído da mesmice que o manga estava. Também avançou mais e teve mais história pra contar. Esse "novo" lado da Kurumu também é fundamental para comprovar de vez que ela não é mais a Succubus mesquinha de antes.

Se o cap 7 até agora foi o melhor, prepare-se que ainda vai evoluir e muito.

É como dizem os empolgados: "agora que a coisa vai ficar boa".

CAPÍTULO 8 - DESEJO SOB A LUA (WISH UPON THE MOON)
TRADUZIDO EXTRA OFICIALMENTE PARA: DESEJO PARA A LUA

É impressão minha ou Moka tá com a roupa mais brega ever? E não precisa ser estilista para perceber isso.

Aqui começa o que eu chamo da "primeira saga" do R+V.

A situação se passa provavelmente no dia seguinte após o capítulo anterior, pois é no momento que o grupo está distribuindo os jornais.

Tudo parece muito feliz e a tendência é o sucesso (mais por ter Moka, Kurumu e Yukari - Lolicons - no meio do grupo), até que aparece um grupo de pessoas vestidas com uniformes pretos que Ginei identifica como a polícia escolar.

É explicado por ele que esse grupo é corrupto e justamente por isso eles não eram conhecidos. Não fazem nada, apenas dizem que estão lá para restaurar a ordem.

Um deles, de cabelo longo que se identifica como Kuyou e parece ser o líder, pega o jornal, lê e diz que não tem autorização de divulgar esse tipo de notícias. Pede para seus "subordinados" estragarem todo o resto que sobrou do jornal e vai embora.

É claro que todos se revoltam com a situação e resolvem fazer de tudo para agir. Ginei simplesmente fala que não vale a pena se meter em brigas antigas e vai embora. Sempre existe a pessoa que se revolta mais que todos com esse tipo de situação e esta é a Kurumu.

Medroso... se Krillin fosse que nem você... ele não teria morrido mais de 5 vezes.

Kurumu explica que não vai aceitar que uma polícia escolar destrua o primeiro trabalho que ela fez de modo cooperativo com alguém (sim, uma succubus arrependida), mas então que nesse momento...

(Tensão fail)

...aparece uma das guardas de Kuyou chamada Keito que na verdade é uma Jorougumo (mulher aranha) e prende Tsukune e Kurumu que estavam sozinhos no momento. Moka com sua super intuição chega onde eles estão e logo quando Keito estava prestes a sugar todos os fluidos corporais de Tsukune, dá um empurrão parecido com o que deu em Kurumu no segundo capítulo, afinal é o máximo que ela pode fazer com o poder selado.

Então que Moka também é pega e quando ia ser morta, Tsukune arrisca sua vida (novamente) passando na frente e tomando a "porrada" nas costas. Fica acordado tempo o suficiente para tirar o rosário e... tcham tcham tcham tcham! O resto você pode adivinhar.

O que eu posso dizer é que Moka finalizou a aracnídea com raiva por ter "machucado o Tsukune". Se um chute da Moka comum é capaz de fuder tudo, então imagine um chute dela com raiva.

Sim, a Moka venceu de novo, coisa que já aconteceu 6 vezes antes, em compensação o capítulo não foi apenas um desfecho comum e sim o início da primeira verdadeira saga da série.

O capítulo termina com:

"Tsukune Aono. Eu acredito que ele seja um humano..."
"O que você fará se ele realmente for?"
"Eu o matarei... e matarei todos os seus amigos"

Quero uma Moka pra me segurar pelos braços :~~

CONCLUSÃO

O volume 2 teve uma boa evolução em relação ao primeiro. As apresentações terminaram e finalizaram de uma forma que dá uma razão para comprar o terceiro volume.

Inclusive no próximo volume a situação "esquenta" :D

Ah! E os capítulos de "fim de desenho animado" já acabaram. Agora um capítulo é quase sempre a continuação do outro. Isso é bom, MUITO bom.

Essa edição é justamente como a anterior deveria ser. Algo acima do comum e com um final satisfatório.

E sim, melhora AINDA mais. Se já começou a ler, continue a fazer isso. Nem de longe você irá se arrepender.

Avaliação Final do volume: 7,5 / 10 (Bom)


------------------------------------

Acabô!

Vejo vocês em breve. Prevejo que BEM em breve!

o/

------------------------------------

Créditos:
Cenas em geral: Jump Comics / Akihisa Ikeda
Cenas traduzidas: Anima Regia

7 comentários:

Anônimo disse...

www.brchan.org

cara tu tem o perfil do pessoal de posta lá.

FFFFFUUUU!

Anônimo disse...

Otaku copiando piadinha de outros lugares é triste ehn. Tenha vergonha.

Anônimo disse...

Mas que porcaria de blog.

Priih xD disse...

Moka san *.*

nunca li o mangá mas parece ser melhor q o anime =D
gostei da ideia da avaliação xD

Anônimo disse...

Anime é um lixo comparado ao manga, não tem nada a ver um com o outro.

Leia o manga que não ira se arrepender, o Anime não aconselho a ninguem.

Anônimo disse...

O Anime é um lixo, não tem nada a ver com o manga.

Aconselho a ler o manga a diferença é enorme.

Quanto ao blog legal a iniciativa de avaliar cap por cap, ja li todos e acompanho em fansubs que traduzem os caps mais recentes. Por enquanto estou de total acordo com as avaliações

Igor PhOeNiX_H disse...

Com certeza, último anonimo. Já li todos os capítulos disponíveis até então do mangá e vi todos os capítulos do anime.

Dizem que o anime não é ruim, apenas diferente. Discordo completamente. O anime é fraco, infantil e sem graça. O que não combina nem um pouco com algo ecchi.

Sobre os outros capítulos (eu sei que vc não perguntou, mas faz tempo que eu não analiso) provavelmente volte depois do especial wolfenstein.