sexta-feira, 26 de junho de 2009

Análise Filmes: Presságio (Knowing - 2009)

Momento emocional pré postagem:

Chorando depressivamente de emoção.

Sim, a foto foi tirada por mim e sim, são meus.

Estou derramando mais lágrimas que a torcida do Bahia depois de vencer o Fast por 1x0 na Série C de 2007 e se classificar de uma forma milagrosa.

Não que eu tenha orgulho disso, claro.

E isso significa que: vocês ainda verão muitos posts sobre R+V aqui.

-------------------------------------------------------


Título brasileiro: Presságio
Título original: Knowing
Ano: 2009
Gênero: Ação / Drama / Mistério / Ficção Científica / Suspense
Tipo: Filmes
Duração: 121 minutos (2:01)
Site do IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0448011/
Nota do IMDB:
6.7/10 (22000+ votos)

Antes de me xingar de tudo quanto é palavra por ler algo que não deveria, recomendo que leia as Regras dos Spoilers.

Há muito tempo eu não assistia um filme. Já estava começando a ter saudade do velho esqueminha de dois sacos de pipoca de microondas + um copo grande de coca. Eu fazia isso em seriados, mas um seriado não é tão "empolgante" e não dura mais que 40 minutos. A pipoca era até demais e o prazer de comê-la era muito menor.

Foi nesses dias que aproveitando minha despedida dos states (sim, eu estou voltando para meu querido Brasil e muito em breve) minha mãe falou que queria ver um filme e eu fui procurar quais eram os novos disponíveis em DVD. Entre eles estava o Knowing.

Desde que Knowing foi lançado nos cinemas eu senti vontade de vê-lo e a razão é que parecia ser um filme com tendências de armageddon (que não sou tão fã como os pós-apocalipticos, mas também gosto). Não sabia nem sequer a sinopse e a nota no IMDB não era tão especial assim (7 pra baixo. Atualmente está 6,7), mas é daquele tipo de filme que te "instiga" a ver e não existe nenhuma razão concreta para tal.

Mas o filme é importante, meus motivos para vê-lo não, então comecemos:

O filme começa em 1959 (ano que minha mãe e meu pai nasceram. Não, não é nada mais além de coincidência), mas não é mostrado muita coisa que identifique a época. Uma professora pede para alunos desenharem como acham que seria o mundo 50 anos depois (ou seja: em 2009) em uma cápsula que mais parece com um extintor que foi denominada como "cápsula do tempo".

Não me engana. Isso é um extintor velho pintado de prata.

Os desenhos seriam enterrados e a cápsula só seria desenterrada em 2009. Simples assim.

Entre os alunos existe uma tal de Lucinda que parece ouvir vozes e o desenho dela não foi realmente um desenho, mas sim um monte de números em sequência. A professora acha isso uma idiotice, mas guarda o papel da mesma forma.

Medo fail

A última coisa que se passa em 1959 é que Lucinda desaparece no meio da cerimônia da enterrada da capsula e é chamada até a polícia para procurá-la. Sua professora a encontra em um quartinho perto do ginásio com as unhas cobertas de sangue e mais uma sequência de 6 números na porta (ensanguentados, o que é quase confirmado que foi feito com a unha da menina).

Olhe pra mim, porra!

Daí o filme avança para 2009 e mostra Nicolas Cage pela primeira vez com o seu filho fazendo salsichas (se você pensou de primeira em algo que não tenha nada a ver com o contexto ao ler isso, ou você é gay, ou pervertido, ou os dois) ao ar livre (coisa comum aqui nos states, não estranhe), eles conversam sobre algo qualquer, o filho dá uma de revoltadinho e volta para casa.

Logo depois NC vai para o quarto do filho e conversa com ele algo não muito importante e dá boa noite em sinais. Nesse momento descobrimos que o filho dele precisa usar o aparelho em um dos ouvidos.

O que acontece depois é muito rápido. Vem a cerimônia na escola (sim, é a mesma que o filho de NC estuda) para retirar a capsula do tempo enterrada há 50 anos e mostra o emprego de professor do personagem de Cage. É aí que o filme começa a apresentar os primeiros problemas.

O primeiro e, para mim, grave problema é a forma de desenrolar do filme. Acontece tudo muito rápido e muitas vezes sem o menor sentido. Se você viu (ou não viu, who cares? Você sabe a regra dos spoilers, então esteja ciente que está descobrindo detalhes "interessantes" pro filme) posso citar:

-A coincidência estranha que faz o personagem de Nicolas Cage descobrir o comum dos números.
-A rapidez que ele descobre o comum dos números.
-Os primeiros números que ele coloca no quadro são exatamente uma das sequências. Detalhe que no papel tem pelo menos uns dois milhares de números embaralhados. Ele escreve 9 deles em um quadro e descobre uma sequência. Forçado? Imagina...
-Em uma única madrugada ele descobre em comum todas as sequências.

Nicolas Cage é um gênio. Não tenho mais dúvidas.

Se você viu ou não o filme, detalharei como é uma sequência.

911012996 - seguido de 6 a 10 números

Em 2 minutos ele descobriu que 911012996, que estava na PORRA DO MEIO DO PAPEL significa 9/11/01/2996, ou seja: acidente que aconteceu em 11 de setembro de 2001 (o mês e dia se invertem no modelo americano) e que teve 2996 mortos.

Ele encontrar uma sequência nem é tão forçado, mas lembremos que o número de mortes varia e quando são menores que milhares não são precedidos de zeros, mas sim exatamente o número de casas.

Isso quer dizer que vamos supor que o que aconteceu em 11 de setembro tenha matado 29962 pessoas ao invés de 2996, então seria:

9110129962 - seguido de 6 a 10 números

Assim como se fosse 299 pessoas ao invés de 2996 seria:

91101299 - seguido de 6 a 10 números

Para mim a única forma de eu achar em comum com TODAS as sequências com tanta rapidez é se o número de números (holy shit) fosse fixo. Só que NÃO é isso que acontece. Ele descobre todas as sequências indo do início e procurando sobre tais acidentes no google.

Não sei quanto a vocês, mas eu no lugar dele descobriria a primeira sequência em pelo menos uma semana e o resto das sequências eu demoraria pelo menos mais 4 dias, mas ele conseguiu fazer tudo isso em uma PORRA DE UMA NOITE.

Se isso não é forçado, cagar com prisão de ventre também não é.

Mas darei uma de "menos crítico" e IGNORAREI este fato. Afinal há motivos para tudo acontecer tão rápido, não é mesmo? O filme tem menos de 2 horas e muitas coisas acontecem ao mesmo tempo.

Eis que um dos acidentes que ele prevê acontece logo no dia seguinte. Ele passa a madrugada inteira vendo televisão esperando que tal acidente aconteça. Tudo que ele sabe é que morrerão 81 pessoas.

Outra parte estranha do filme é justamente aí. Ele presencia o acidente (inclusive é uma parte muito bem feita considerando efeitos especiais), mas a reação dele é muito artificial. Depois ele age como se tivesse algum tipo de trauma vendo as pessoas morrendo. Entendo que realmente é assustador presenciar ao vivo um acidente de avião, mas ao menos faça isso de uma maneira diferente de "ele era meu vizinho, aconteceu muito rápido".

Muito bem feita essa parte, sem ironia.

Aliás, nem chegou a ser dessa forma, porque foi completamente artificial.

E isso se repete em várias cenas ao longo do filme.

A cena que eu soltei um verdadeiro "what the fuck" foi na parte que ele encontra a filha da Lucinda. Nicolas Cage age como se fosse um completo retardado. É tão estranho que você fica se perguntando como que os criadores acharam que ninguém ia perceber nesses detalhes.

A relação entre ele e o filho também é muito estranha. O filho parece nem sequer ligar o fato que a mãe dele morreu em alguns momentos, outros ele simplesmente cobra independencia. É algo que só teria algum sentido em outra dimensão.

Avançando mais no filme, há partes que não precisam existir, como a que o filho dele escreve números que nem a Lucinda.

Esqueceram de cortar a cena inútil.

Não, to falando sério. Essa parte não tem nenhum sentido de existência. Nicolas Cage simplesmente o para e toma o papel. Só. Para que diabos criaram essa cena? Os números não chegaram nem perto de serem importantes.

Não há personalidade definida também em nenhum dos personagens. Todos agem artificialmente e de forma muito parecida. É como se não houvesse a necessidade de existência dos mesmos. Se isso não é algo errado, eu sinceramente não sei o que é.

E desculpe, mas a parte que Cage VIAJA para NY faz até o menor sentido, mas longe de ser convincente. A atuação artificial ajuda e muito nisso.

Mas OK... tenho que admitir que o filme não é de todo o mal.

A multidão ali atrás me lembra "Blindness". Outro GRANDE filme que pretendo discutir.
Se é ironia ou não, saberão em breve.


Além dos bons efeitos especiais, a história é algo criativo para um filme. Sim, o mundo se fode do mesmo jeito no final, mas o acontecimento é algo novo e o filme tem um pouco mais de conteúdo comparado aos velhos conhecidos filmes de armageddon. O final também é algo fora do comum e isso é um ponto positivo considerando os finais das obras cinematográficas atuais.

Os easter eggs do filme também são bem bolados. A filha de Lucinda falar que o mês de outubro está quente não é necessariamente um Easter Egg, mas há um momento em que NC está dormindo depois de assistir TV durante toda a madrugada e mostra as temperaturas. Todas estão de 90 F para cima. 90 F é 31 graus e 31 graus não é comum nem mesmo em alguns lugares dos states no verão, quanto mais no outono.

E por mais estranho que o filme seja o tempo inteiro, ele cumpre no entretenimento.

Quero dizer que não há muito o que esperar de Knowing, mas ele cumpre a sua função básica de existência. Se você for menos crítico ainda pode achar como um dos melhores do ano.

Mas para mim nem chega perto.

Minha recomendação é que simplesmente vá assistir sem esperar nada. A recompensa é incrivelmente mais agradável do que esperando um filme "cabeça".

Saudades de Nicolas Cage da época de Lord of War...

Avaliação Final do filme: 6,0
/ 10 (Simples)

Estrelinhas copiadas e editadas descaradamente do IMDB

-------------------------------------------------------

That's it!

Como agora o assunto é grande, o próximo post não deve demorar.

Já leu Rosario+Vampire? Não? Vá ler então, oras!

o/

4 comentários:

Prosinecki disse...

"Se isso não é forçado, cagar com prisão de ventre também não é."

AEJIAEHUAEHUEAUHAEHUAEHUAEHAEHAUE


Esse é o tipico filme que meu pai acharia "difuder", em tempo, NC faz um outro filme que ele da uma de "vidente" também, ele vê o que vai acontecer daqui a alguns minutos na frente, e estranhamente tem uma mulher que ele ama que supostamente da "mais poder" para ele e só com ela do lado ele consegue ver "mais longe" e ele ajuda o FBI ou sei lá que porra na caçada de uns terroristas que querem destruir o glorioso império americano =*

Anônimo disse...

Boas observacoes feitas do filme. Realmente o filme nao eh "ÜM CRASSICO DO CINEMA"mas como vc disse cumpri sua funcao de entretenimento. :) Uma coisa tb que nao gostei do filme: Nao existe nada nos numeros prevendo que Michael Jackson ia morrer. Isso que realmente seria um grande desastre. Ai ficou mal feito. :p

Mas ainda assim vale a pena ver 8/10 nota

FFFUUUUUiiiiiii!!!!

o>

Anônimo disse...

Quando o caleb escreveu os números e o NC tirou a folha das mãos dele, fez o NC perceber que o mesmo tinha acontecido com lucinda e por isso nao conseguio escrever a ultima data e as cordenadas. Nao entendeu isso?

Anônimo disse...

Evidentemente o filme exagera em alguns trechos. Diria que isso é até natural, tanto para chamar a atenção de quem está assistindo como por questões técnicas (a dinâmica deve ser acelerada).

Entretanto, quando você afirma que NC captou a informação do 11 de setembro em um mar de números de forma muito fácil, lembrei-me que ele faz isso apenas porque a data ficou destacada pela marca do copo de água. Coincidência? Ou algo do destino? Essa que é a sugestão do roteirista.