quinta-feira, 3 de abril de 2008

Análise Filmes: [Rec] ([Rec] - 2007)



Título brasileiro: [Rec]
Título original: [Rec]
Ano: 2007
Gênero: Terror / Suspense
Duração: 75 minutos (1:15)
Site do IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1038988/
Nota do IMDB: 7.9/10 (1900+ votos)

Antes de me xingar de tudo quanto é palavra por ler algo que não deveria, recomendo que leia as Regras dos Spoilers.

Bem, assisti esse filme espanhol ontem. Foi lançado em DVD recentemente e a nota do IMDB me atraiu. Eu me perguntava como um filme de terror com um tema tão clichê tenha a nota 7.9 no IMDB.

Bom, eu pelo menos votaria com um '8' nesse filme, já que não existe '7.5' no IMDB, que seria a minha nota real.

Os fatos são muito simples:

-Inovador no quesito "filmagem": o filme é todo como se fosse uma gravação de uma reportagem de um programa chamado "Enquanto Você Dorme". Por isso você tem a mesma visão que o camera-man. Nem mais, nem menos.

"Inovador" não significa que seja bom. É meio enjoativo de ver as vezes uma câmera se movendo com tanta frequência, mas aplaudo a criatividade! Antes que me falem que "Bruxa de Blair" já fez isso, eu falo logo porque o [Rec] é inovador: é como se fosse uma gravação de um programa de TV sem ser editado. Isso sim, eu ainda não vi em nenhum filme.



-Suspense em alta quando é necessário: apesar do filme não ser totalmente "aterrorizante", ele consegue te deixar em uma angústia fenomenal quando as "merdas" acontecem. O filme usa o "terror psicológico" e o "terror de sustos", algo como o jogo "Resident Evil" (o primeiro, porque o resto é só "terror de sustos") usa. E é isso que todo filme de terror deveria ser: assustador e angustiante! Nada mais!

-Título simples, fácil de decorar e que não é clichê: [Rec]. "Rec" é quando você está gravando algo por uma câmera e aparece "Rec" em um dos cantos, isso qualquer menino de 5 anos sabe. Os colchetes são porque algumas câmeras usam eles. Só faltou a bolinha vermelha indicando que está gravando, mas no poster ela está (veja você mesmo).

É algo simples e criativo. Bem do tipo: "como ninguém nunca pensou nisso antes?". Bem, finalmente usaram a cabeça.

-Naturalidade: em "Cloverfield", não há uma explicação concreta para o cara filmar o que se passa no filme inteiro, além do fato de que ninguém não está nem aí para a câmera. Um ou outro aparece de vez em quando e reclama disso, mas é como se falasse apenas para dizer: "alguém tem que reconhecer a câmera".

Já em "[Rec]", a câmera é perguntada por todos e quem não pergunta, observa de "cara feia". Além de que quando a câmera fica ativa mais tempo do que deveria, você pode ver a atriz principal falando para o camera-man que ele grave independente do que aconteça. Isso deixa algo mais REAL. Isso em "Cloverfield" é muito, mas MUITO artificial. No post dedicado a ele, falarei isso com mais detalhes.

A "naturalidade" de "Sorria, está sendo filmado" também é aplicada para o resto do filme. As reações de cada um fazem você pensar que está vendo mesmo algo filmado, "guardado" e que foi pouco editado. Inclusive as vezes não me tocava que o filme era apenas um filme e nada mais.



Acredite, "naturalidade" é algo visto com pouca frequência nos filmes de hoje e os espanhóis sabem fazer isso muito bem. Os "grandes" de hollywood deveriam aprender a atuar por lá.

Infelizmente o filme não tem só vantagens:

-Tema clichê: fala sério. ZUMBIS? Isso já foi usado em quantos filmes? 1000? Talvez mais! Por que hoje terror é confundido com zumbis? Droga, dá pra fazer algo melhor. Zumbi não era clichê até 1968, quando saiu o primeiro filme de zumbis. Depois disso saiu uma VASTA COLEÇÃO de filmes desse tipo, a maioria totalmente trash. Não que trash seja totalmente ruim, mas... filmes de zumbi estão cada vez mais sem graça!

-Demora entre a explicação e a ação: ok. É necessário as apresentações e sei disso. Minha crítica é para a DEMORA disso. Por que tem que passar mais de meia hora de pura enrolação e depois tudo acontecer do nada? E não estou exagerando, tem muita ENROLAÇÃO sim. Sei que era pra ficar parecendo com uma gravação de um programa, mas porque não alongar o filme? Isso era possível sim.

-Filme MUITO curto: 75 minutos? Parece a duração de uma animação de longa metragem dos anos 50. A diferença é que esse tipo de animações tem a duração suficiente para isso, só que [Rec] não. Na verdade o filme começa lento e vai acelerando em progressão geométrica.

-Ordem cronológica dos eventos: há uma demora muito grande até o primeiro mordido ser infectado e virar um dos zumbis, mas os outros viram como se a mutação do vírus fosse extremamente rápida. Que diabos é isso? Não é mais fácil dar mais tensão no filme? Não é mais fácil ALONGAR o filme? Mas que merda de anta cozida, viu. E não há nenhuma explicação para isso.



-Enrolações, enrolações, enrolações: o filme já é pequeno. Para que diabos quero ver um "vaidoso" se ajeitando para a câmera antes de gravar? OK, é legal a realidade. É legal passar como se fosse mesmo um programa de TV, mas as enrolações passaram POR CIMA dos eventos que queríamos ver. O filme reproduz de uma forma muito lenta no início e do nada começa a acelerar como se falassem: "Nós só temos 75 minutos! Temos que acelerar! Esse filme tem que ficar com apenas 75 minutos!". Mas por quê? Seria muito bom ter um filme mais longo, teria mais tensão, mais suspense, mais angústia... mas não. O filme não tem nem 30 minutos de verdadeira tensão. Não é monótono, mas não é o que esperamos de um filme de terror.

Não seria mais fácil aumentar o filme?

Ah. Já chega. Já repeti isso trocentas vezes. Mas fiquei realmente IRRITADO. Não há motivos para fazer um filme tão pequeno. Dava pra fazer maior e consequentemente, melhor.

-Final: Típico final de filmes de terror: ou todos morrem e sobra 1 ou 2, ou todos morrem. Droga! O filme foi tão criativo, será que não davam pra fazer um final mais criativo não?

Garota possuída?

Cara, é ridículo. Eu fiquei pasmo do final ser TÃO RIDÍCULO como qualquer filme ultra trash de terror. Eu nem tenho palavras pra falar sobre ele. Se não viu o filme e leu esse spoiler mesmo assim, vá se preparando. É um final tremendamente CLICHÊ. Ridículo!

E sim, acho que merece os 3 ridículos no mesmo parágrafo.

Enfim.

Apesar de todas essas desvantagens, as vantagens passam por cima, além dos pontos neutros como "cenários", uso de sangue na escala perfeita... mas não há mais o que falar.

Se gosta de um terror com suspense, assista bem acordado, porque depois de toda a enrolação, o filme começa a ficar bom =]


Estrelinhas copiadas e editadas descaradamente do IMDB

Até a próxima =]

Igor

2 comentários:

Anonymous disse...

Tenho que descordar dessa vez. Esse filme foi totalmente contemporaneo no tema de zumbi,abordando de uma maneira bastante realista ficando lada a lado com 28 days. Eles mostram a mutacao de zumbi como uma doenca, enquanto que a igreja catolica denomina como uma possessao(assim como muitas doencas mentais desconhecidas do passado tb eram catalogadas como casos de possessao)
Talvez a unica coisa que deixa a desejar no filme foi a atuacao. Tenho que admitir que isso tirou muito do realismo que tentaram passar ao espectador. Mesmo assim o filme , na minha opiniao, consegue sugar a quem assiste ao clima aterrorizante que se passou naquele edificio.
Filme de lenhar! Minha nota: 8,5 com rigor
vlws
nevabowdown o>

Prosinecki disse...

Bom, ai outro filme que eu não vi, mas pelo que foi falado ai pode valer a pena, não sabia que ele foi filmado dessa forma "diferente", me surpreendeu muito, talvez tenha sido o fato que mais me deixou com vontade de assisti-lo