quarta-feira, 9 de abril de 2008

Análise Filmes: Cloverfield - Monstro (Cloverfield - 2008)



Título brasileiro: Cloverfield - Monstro
Título original: Cloverfield
Ano: 2008
Gênero: Ação / Ficção Científica
Tipo: Filmes
Duração: 84 minutos (1:24)
Site do IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1060277/
Nota do IMDB: 7.8/10 (63000+ votos)

Antes de me xingar de tudo quanto é palavra por ler algo que não deveria, recomendo que leia as Regras dos Spoilers.

Taí um filme que pelo que ouvi dos meus conterrâneos, não fez sucesso no Brasil. Já aqui fez uma repercussão lerda.

O motivo da falta de sucesso no Brasil talvez deva-se ao filme ser estilo "[Rec]" e "Bruxa de Blair". A visão é exatamente a do camera-man e no filme o tal camera-man corre sempre. Então já imagine o resultado: tontura total.

O filme não tem muita estória. Tudo o que você sabe é que um dos principais está indo para o Japão e que é feita uma festa de despedida para ele e é no meio dessa festa que acontece a "destruição". Primeiro tem um terremoto, logo após tem uma explosão ao longe e um prédio muito alto é derrubado (acho que é o Empire State, não tenho idéia). Daí em diante cinco das personagens se unem para tentar sair de NY e segue assim até seu fim.



As únicas informações que você tem sobre o monstro são as mesmas que as personagens tem, nem mais nem menos. Existe uma informação sobre o monstro no final do filme. Puro "easter egg", bem típico de J.J. Abrams (Lost quem o diga). Mais abaixo falo sobre ela.

A idéia do camera-man ser uma das personagens é original, mas ainda não é tão bem vinda. Muitos odiaram o filme apenas por ele ter utilizado esse método, disseram ter saído "tontos" do cinema (como se isso fosse explicação pra classificar um filme como ruim). Mas convenhamos: não tem forma melhor de você "entrar" no filme do que essa. É simplesmente emocionante nas partes de ação.

Esse também é um filme em que tem atores desconhecidos e que atuam bem, assim como "[Rec]". Outra prova que não é necessário os "grandes" de hollywood. A atuação é legal, todos expressam seus sentimentos da melhor forma possível. Longe de merecerem o "oscar", mas fizeram o melhor que podiam.



Há partes do filme em que você fica realmente "chocado" e os atores ajudam nisso (até exageram). Acho isso muito legal e uma boa vantagem.

O filme também demonstra bem a vida de um típico cidadão de New York, pelo menos nas partes iniciais e nas gravações antigas (as de 27 de abril. Os acontecimentos do monstro destruindo NY são em 22 de maio). E isso está ficando cada vez mais raro: mostrar a típica vida do local de filmagem.

De chato é apenas mesmo a "tontura" que você sente se ver esse filme em telonas. Quando vi no cinema saí tonto e com dor de cabeça, mas me senti realizado, pois tinha visto um bom filme.



E... não tenho mais o que falar. "Cloverfield" é indescritível. É um filme em que você tem que assistir para ver se é bom ou ruim. Desculpe se a crítica ficou pequena e ínfima, mas não dá pra falar. O filme também é bem pequeno, a duração é um pouco maior que a do "[Rec]" só.

Prepare-se porque virá uma sequência (de acordo com o IMDB). Não sei como farão uma sequência desse filme, mas OK. Deixa esse trabalho com o J.J. Abrams.

Quanto ao "easter egg" do final. Pra você que já viu o filme (se não viu tá lendo esse parágrafo porque?): última cena, em que tem a visão do parque. No canto direito da tela, observe com atenção, cai tipo um "asteróide" na água. Um alien? É. Nada de muito impressionante, mas OK. Esperarei pela sequência que virá em 2009. Não boto uma foto, pois texto muitos podem pular, mas pra foto a curiosidade é maior.

O filme também discute sobre várias teorias, mas como explica no final, mesmo de forma escondida, tá valendo. É bom ouvir a opinião de várias personagens do mesmo filme, DESDE QUE EXPLIQUE NO FINAL. Critiquei sobre as obras de Stephen King sobre isso.

Quanto a minha recomendação: assista sozinho, assista com a família e assista com os amigos, mas se classifica um filme como ruim apenas porque ele te deixa tonto, tome distância.


Estrelinhas copiadas e editadas descaradamente do IMDB

Até a próxima =]

Igor

3 comentários:

Anonymous disse...

Eh, parecetb que em algum cinemas eles colocam um aviso de possibilidade de nausea por causa do movimento da camera. Minha opiniao melhor filme de 'monstro invadindo cidade grande" que ja vi, mas nao da pra comparar com godzila pq eh classico e pai do genro.(tb nao posso dizer que ja assisti algumam pelicula por inteiro)
As partes em que o monstro nao estava presente poderiam terem sidas melhores, todas as 80 % delas.
Mas o filme eh realmente muito bom na minha opiniao, mas tenho certeza que a sequencia vai ser coco de godzilla pisado, mas os caras vao ganhar uma grana
vlws
nevabowdown o>

Anonymous disse...

terem sidas...

o>

Mah (Mayra Lobão) disse...

Oi!
Eu sou a Mayra, trabalho na área de marketing da boo-box.

Estava visitando alguns blogs da comunidade Escritores Anônimos, e encontrei o seu...ele me chamou muito a atenção.
Tenho uma proposta a te fazer. Você pode me enviar seu e-mail? Meu e-mail é mayra@boo-box.com
Aguardo contato :)