quarta-feira, 18 de março de 2009

Explicativo Jogos: Pontuações - explicações e mudanças

Bom, esse post não é sobre uma análise, mas sim sobre a pontuação de uma análise.

Resolvi fazer isso em questão sobre avaliar apenas 5 categorias, é muito pouco para que analise o jogo completamente.

Além do fato que esse post vai explicar a pontuação de cada um, para você entender o porquê das notas.

Por enquanto as categorias (categorias, categorias, categorias) que eu fiz a divisão estão em:

Gráficos
Diversão
Jogabilidade
Diversidade
Dificuldade

Falta o quesito som e outros jogos contam com "Multiplayer". Ou seja: mais divisões são necessárias.

Então após pensar bastante (quê?) eu resolvi dividir em tais categorias (de novo!):

Gráficos (20% do peso):

Sim, a categoria gráficos é necessária.

Não valorizo gráficos, mas valorizando ou não, tenho de admitir que gráficos ajudam ao jogo se tornar mais bonito e atrativo (sem contar o fato que muitos analisam gráficos para jogar algo).

Mas resolvi fazer uma divisão em ALGUNS jogos:

Gráficos: teria o mesmo nome e a mesma figura, mas teria apenas metade do peso total (10%). Assim como os "gráficos" principais, esta analisaria a beleza e o acabamento de um jogo.
Artístico: apenas para jogos considerados "criativos". Exemplos? Patapon, Crayon Physics Deluxe, World of Goo, Everyday Shooter, Okami, Echochrome e por aí vai. O "artístico" classificaria o quão criativo e inovador o jogo foi graficamente falando. Teria 10% do peso total da nota.

O que define se um jogo será artístico? Eu mesmo.

Ora, o que você esperava?

Diversão (25% do peso):

Considero a diversão o ponto mais forte de um jogo. Se um jogo for lindo e não for divertido (exemplo: Crysis), provavelmente os gráficos não salvarão a sua nota final, que não será grande coisa.

Assim como os "gráficos", resolvi dividir eles em 2 seções:

Diversão: mesmo esquema dos "gráficos". Avaliaria o quão divertido e empolgante um game seja de se jogar. Teria 15% do peso final.
Replay: avalia o quão útil o jogo se torna após vencido, zerado, batido ou qualquer termo que você queira usar. O fator replay anda junto com a dificuldade, com o multiplayer e também com bonus extras e tal. Teria 10% do peso final.

E o quesito "replay" torna-se obrigatório agora independente de qual seja o jogo analisado.

Jogabilidade (20%/25% do peso):

Não creio que a jogabilidade precise ser alterada ou dividida em seções.

Continuará avaliando o quão fácil (ou difícil) é aprender a jogar algo e quão fluente é tal jogabilidade.

O que mudou? Variará entre 20 e 25% do peso final. Antigamente era 25% fixo.

Dificuldade (10% do peso):

Muitas pessoas se atrapalham aqui.

A nota da dificuldade não é maior se o jogo é mais difícil. É como se existisse um ponto extremo entre o fácil e o difícil. Se um jogo alcançar tal "ponto extremo", ele tem nota máxima nesse quesito.

Se um jogo for difícil demais ou fácil demais, quanto maior o nível de dificuldade ou facilidade, menor a nota. Simples assim. Inclusive o quesito "Dificuldade" anda junto com a "inteligência artificial". Acho que nem preciso separar, porque em alguns jogos uma IA forte é necessária, em outros não.

Darei um pequeno exemplo:

Avaliação de Micro Machines 2:

O jogo, apesar de bem divertido (e que não vem ao caso aqui), conta com um ponto chato: você só vence se DECORAR as pistas.

Nada de mapas, de dicas, setas, nada.

Isso inclusive virou uma marca registrada na série Micro Machines. O jogo só se torna atrativo caso você decore todas as pistas do jogo.

O computador é extremamente fraco no quesito inteligência artificial. Todos andam da MESMA forma, o que muda nos adversários é que uns são mais rápidos do que os outros.

O erro que o que anda mais devagar faria, o que anda mais rápido também pode fazer. É mais ou menos assim que funciona.

Por isso se MM2 fosse analisado aqui (e quem sabe não seja), sua nota no quesito dificuldade seria entre 3 e 4 pontos de 10. Os motivos já citados acima.

E como dito acima, não irá ser dividida ou algo parecido.

Diversidade (10% do peso):

A diversidade se caracteriza por o que o jogo tenha disponível ao jogador.

Não apenas isso, mas o quanto o jogador terá disponível e o quão útil as coisas disponíveis são.

Como seria avaliado a utilidade? Darei mais um pequeno exemplo: Age of Empires.

Na época que foi lançado, AoE era um dos jogos mais diversificados em exércitos e construções, mas muitos exércitos eram completamente sem sentido. Não existia nenhuma estratégia com algumas unidades, ou seja: elas são inúteis.

Então apesar de toda essa diversidade, o AoE conta com um "exagero de diversidade". Isso significa que ele perde pontos em tal quesito.

Ter disponível milhões de coisas pra escolher é uma coisa, se essas milhões de coisas terão sua pequena utilidade em algum momento do jogo, aí o caso é diferente. E é assim que funciona esta categoria.

De mudanças passa a ser que seu peso cai de 15% para 10%.

Som (10% do peso):

Nova categoria que já era necessária faz algum tempo, hehe.

A categoria "som" se caracteriza por avaliar o quão agradável, repetitivo e real os sons são. No som ainda entra a "trilha sonora" que classifica as músicas do jogo em todos os momentos que aparece.

Em alguns jogos o silêncio é necessário em alguns momentos e isso entra nesta categoria também.

Multiplayer (0%/5% do peso):

Outra nova categoria que achei necessária, mas não tanto assim.

Multiplayer analisa qualquer tipo de algo jogável com 2 ou mais jogadores em algum game. Seja off ou online.

Cooperativo, Competitivo, jogos de time... tudo isso está incluído no multiplayer. Quando isto é feito apenas com a CPU, NÃO ESTÁ INCLUÍDO em multiplayer, mas sim em single (e daí é analisado mais a dificuldade).

E não, os jogos que foram feitos exclusivamente para o multiplayer não serão analisados aqui. Já os que foram feitos PENSANDO no multiplayer poderão ser analisados aqui sem problemas. Se o pensamento no multiplayer for exagerado, isso não irá salvar um jogo. Isso inclui Single Player fraco e outros milhões de pontos.

Existem 2 situações em que o multiplayer não tenha nenhum peso (no máximo seja citado):

-Ele não existir.
-Eu não ter presenciado/jogado ao vivo nenhum dos modos de jogo multiplayer.

Se algum modo for jogado, apenas este modo será analisado. Se 2 forem jogados, 2 modos serão analisados e por aí vai. É assim que funciona.

Existe a questão de que se o multiplayer não existir, um jogo pode perder pontos por isso? A resposta é sim.

E onde o jogo perderia pontos? Provavelmente no fator replay ou da diversão.

Quanto a enredo?

Eu pensei em por o enredo (história) como um dos pontos de classificação.

Porém em vários jogos ele se torna desnecessário.

Digamos que ele faz parte de quase todas as pontuações e pode ajudar (ou não) uma das pontuações.

Como posso calcular a média ponderada?

A média ponderada nunca será alterada de modo para que eu coloque uma nota que eu bem achar melhor (até porque se fosse assim, não seria necessário avaliar pontos separados em notas). No máximo ela será aproximada para ficar com apenas um decimal.

O esquema da média ponderada é bem simples:

Jogos com o multiplayer SEM peso e normais (não artísticos):

Jogos com o multiplayer SEM peso e artísticos:

Jogos com o multiplayer COM peso e normais (não artísticos):

Jogos com o multiplayer COM peso e artísticos:

Quanto a nota de um jogo (ou de um quesito), vai a minha opinião:

Se afaste

0 a 2 (Terrível / Medalha de lixo)

O jogo nem deveria existir de primeira mão. Por mim queima todos os programadores no mármore do inferno e que eles sejam estuprados pelo diabo.

Acredite se quiser, existem jogos assim. Quem sabe um dia eles apareçam aqui, principalmente nos dias que eu estiver bastante estressado.


2,1 a 3 (Péssimo / Medalha de merda)

O jogo conta com vários erros (e/ou bugs), além de vários fatores que o tornam algo quase inviável de se jogar.

A existência desse tipo de jogo não me traz raiva, mas sim pena.


3,1 a 4 (Muito ruim / Medalha de jiló)

Conta com seus pontos fortes, mas os fracos são muito mais destacados.

Normalmente só sequências fracassadas e jogos baseados em filmes conseguem alcançar este ponto.


Veja trailers, mas de preferência não jogue

4,1 a 5 (Ruim)

O jogo é mais fraco que a maioria do mercado e não vale a pena de ser jogado. No máximo uma "olhadinha".

Jogos muito esperados e feitos nas pressas normalmente alcançam essa pontuação.

5,1 a 6 (Simples)

São jogos que não tem absolutamente nada de especial. Foram lançados apenas porque prometidos.

Mais ou menos 40% dos jogos lançados hoje em dia alcançam esse ponto.

Não será uma perda de tempo.

6,1 a 7 (Mediano)

Normalmente jogos que são divertidos até um certo ponto e depois se tornam enjoados alcançam essa pontuação. Tem seus pontos fortes e também os fracos.

Vários jogos não passam disso aqui. Os lançados semanalmente pra PSP e os lançados pra Xbox 360 normalmente. Nem preciso contar os jogos que falham em algum aspecto.

7,1 a 8 (Bom)

Jogos desse naipe tem algum ponto forte bem destacável. Valem a pena de serem jogados, mas nem sempre zerados.

Esse é o ponto mínimo que eu classifico para que algum jogo seja lembrado. Mesmo que essa lembrança não dure mais do que 1 ou 2 anos.

Vá jogar logo, porra!

8,1 a 9 (Muito bom / Medalha de bronze)

Nesse tipo de game os pontos fracos são quase esquecíveis e/ou não atrapalham na jogabilidade. Zere com tempo ou sem tempo!

Não é fácil alcançar esse ponto. Os programadores tem que se esforçar.


9,1 a 9,5 (Excelente / Medalha de prata)

Um jogo excelente é justamente isso: excelente. Se não jogou, não espere. Jogue logo e zere quantas vezes puder!

Vários new e old classics entram aqui.


9,6 a 10 (Incrível / Medalha de ouro)

Um jogo incrível normalmente é um grande clássico e inesquecível. É impossível enjoar dele e se isso acontecer, não dura mais do que uns meses.

"Super" clássicos pertencem a essa categoria.


Eu pensei em uma "nota 10" que receberia uma medalha de platina, mas uma nota 10 é quase impossível de um jogo conquistar para mim.

Para um jogo ser 10 ele tem que ser PERFEITO em todos os pontos. O máximo que eu poderia fazer é aproximar, mas aí não teria sentido de existir a fração de 9,6 a 9,9 (9,9 porque o 10 teria sua categoria separada).

E quanto aos jogos já avaliados aqui?

Os jogos já avaliados continuarão exatamente como estão: sem modificações de notas e de medalhas.

No entanto serão classificados nos tags como jogos de medalhas caso alcancem as notas respectivas para as conquistas delas. Se não é apenas "sem medalhas".

Exemplo da nova avaliação:



NA significa "Não aplicável". O motivo da não-aplicação já foi dito acima.

Quando o jogo não merecer medalhas (ou seja: notas 4,1 a 8), aparecerá um icone redondo como o da medalha, só que simples, com borda preta e escrito: Sem medalha.

E sim, o ícone do "artístico" é nada mais que uma das pinturas surrealistas do grande Salvador Dalí.

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Bom, eu queria que esse post ficasse pequeno, mas pelo visto falhei :P

O próximo post é Patapon 2, como prometido no post anterior. Já com a nova avaliação.

Até BEM breve.

o/

2 comentários:

Prosinecki disse...

Quero é ver uma avaliação do próximo jogo logo ;}

A medalha de ouro com o fuu lá brilhando, ficou linda *.*

Anonymous disse...

Todo mundo vai querer usar medalhes fuu games agora! Vai ter que botar uma lojinha virtual no site!!! Eu quero!!!
FFUUUUUiiii!!