sábado, 7 de março de 2009

Análise Jogos: Left 4 Dead (2008)


Não sei quanto a você, mas eu sou fã de jogos e filmes de zumbi.

Resident Evil, Dawn of the Dead, 28 Days Later, 28 Weeks Later.

28 Days/Weeks Later, dois clássicos incomparáveis.

Os melhores filmes de zumbis da história!

Trilha sonora estupenda, filmes com objetivo, expressões dos personagens são mais "reais" e por aí vai.

E foi exatamente isso que me atraiu pra jogar Left 4 Dead.

A premissa do jogo era ser um grande cooperativo. Outro grande motivo que me fez ter vontade de jogá-lo.

E eu amo jogos em cooperativo. Já disse isso por aqui.

O jogo tem modo cooperativo com 4 players e com split screen (!!), é de zumbis e FPS.

Parece um jogo feito exclusivamente para mim! haha

Mas L4D é essas "coca-colas" todas?

EU QUELU!

Bem...

O vídeo inicial conta o que está acontecendo, mas não conta o porquê que está acontecendo. Você não sente falta até então.

É bem feito e mostra que os sobreviventes devem estar juntos para sobreviverem. O espírito de união reina aqui.

Apesar de ser estupidamente longo, cumpre seu papel e é praticamente um "promo" mostrando o que vem por aí.

Na versão PC não há split screen (alguma novidade?). Na do Xbox 360 basta você apertar start nos controles que queira jogar (caso tenha mais de 1).

Daí você escolhe um entre os 4 personagens. Os 4 personagens são:

-Bill: um meia-idade parecido com John Locke do Lost. Parece ser fodão, mas no fundo dá pra perceber que não fez muito em toda a sua vida.

E não, ele não me parece do exército. Apenas um patriota americano qualquer.

Exército? Ham... sei.

-Francis: um daqueles caras trintões que teve uma adolescência e o início da idade adulta misturado com gangues, o que explica as tatuagens.

Ou simplesmente ele é um revoltado e frustrado que botou várias tatuagens e quer tirar onda de porreta.

Bom, tanto faz.

O fato que ele é tão revoltado que odeia tudo. Árvores, elevadores, zumbis...

Com molotov na mão até eu tenho coragem

-Zoey: a mulher do grupo. Jovem, bonita e gostosa e não dá para saber muito sobre ela.

CARALHO, ZOEY! O HUNTER TÁ ATRÁS DE VOCÊ, PORRA!

-Louis: representa a classe "normal", ou seja: o adulto simples que trabalha 8 horas diárias, volta pra casa e assiste TV e repete tal rotina todos os dias. Nos fins de semana vai a shoppings e come fora se possível e o principal: não sabe porra nenhuma de caça a zumbis.

Pensativo, hein?

Bom, não que alguém saiba de caça a zumbis, mas muitos teriam reações melhores que a maioria das pessoas (entenda a "maioria das pessoas" como "Louises") teriam.

E não citarei que ele é o único negro do grupo senão me chamarão de racista por falar sobre isso.

...

Não faz diferença quem você escolha. Não é porque você escolha Louis que ele não saberá atirar e não é porque você escolhe a Zoey que ela não terá força para algumas armas e por aí vai.

Apesar de eu criticar muito essa falta de diversidade, tenho de concordar que as supostas vantagens/desvantagens de cada um atrapalhariam nas escolhas e provavelmente você não escolheria um dos personagens por tal motivo.

Independente de quem você escolha, você ainda escolhe 4 níveis de dificuldade (Easy, Normal, Hard e... esqueci o nome da quarta dificuldade), o cenário e o estágio.

Todos os estágios ficam disponíveis para a escolha já de início e como o jogo não conta com um "save game" ajuda bastante para quando você completar uma fase, poder jogar depois.

OK, Bill. Chega de pose e mata a PORRA DO ZUMBI QUE TÁ NA SUA FRENTE!

Digamos que você escolha o primeiro cenário "No Mercy" e a primeira fase. Logo no loading você vê uma imagem com todos os personagens como se fosse um poster de filme.

Quando o jogo começa, você tem uma disposição militar a sua escolha que aparece como em um passe de mágica em cima de uma mesa.

Você só pode carregar uma arma por vez e a pistola (ou pistolas. Dá pra usar 2 ao mesmo tempo). Dá para ter também pipebombs (lembra de Duke Nukem 3d?) ou molotovs, um kit de primeiros socorros e analgésicos.

Não demora muito para você descobrir que a uzi e a rifle são completamente inúteis. E o porquê?

As fases são entupidas de zumbis!

E eu não estou exagerando. São ENTUPIDAS mesmo!

Holy shit! HOLY SHIIIIIIIITT!! FUUUUUUUUUUUUUUUUUU-

Suas balas terminam em menos de 5 minutos de jogo e 100m andados. Para isso não acontecer, teria que ter disponivel umas 2000 balas reservas.

Como você não é rambo não dá para fazer isso.

Então, como qualquer pessoa inteligente, depois de ler essa parte você escolhe a shotgun.

Você também tem disponível uma sniper. Não de início, mas conforme você vai avançando no jogo.

E usar a sniper é tão prazeiroso como um exame de fezes.

Não sei se você assistiu o filme que citei no início do post, o Dawn of the Dead, mas se você não assistiu eu vou explicar: os zumbis daquele filme são maratonistas e isso se repete em Left 4 Dead.

Foi comer demais. Viu no que deu?

É muito legal parar 500 zumbis retardados com uma sniper em cima de um prédio, o caso é que no Left 4 Dead os zumbis não são tão retardados, são rápidos e NÃO HÁ UM LUGAR PARA UTILIZAR A SNIPER!

Quer dizer: até que existem os lugares, mas todos os monstros (eu disse: TODOS) sabem subir prédios e outras coisas gigantescamente altas.

Qual é a utilidade da sniper se você não tem como e onde utilizá-la?

Isso é quase tão útil quanto o cogumelo azul e raivoso de Super Mario Bros: The Lost Levels!

Ou tão útil quanto um abridor de latas americano!

Até hoje eu tento usar esse troço direito.

A uzi e a rifle são as MELHORES armas do jogo, mas NÃO TEM BALA!

Isso é quase como você ir lutar na segunda guerra mundial com uma bazuca com apenas 1 missil e sem misseis reservas!

Apesar de você ter 6 armas disponíveis no jogo, o que não é uma má variedade, apenas 3 delas são úteis: as 2 espingardas e a pistola.

Por mais estrategista que você seja, tenha certeza que seus planos serão tão infalíveis quanto os de Cebolinha caso queira utilizar a rifle, a uzi ou a sniper.

Selei o dono da lua!

Aliás, eles serão incrivelmente sem objetivo com qualquer arma que você tenha e o motivo disso? Não há como fazer estratégias.

Eu gosto de jogos estilo "mate o quanto puder na loucura", mas até mesmo nos jogos mais imbecis desse tipo há partes em que dá para ser estrategista. Como lançar uma granada em cima de 10 caras.

No Left 4 Dead isso SIMPLESMENTE NÃO EXISTE! Ou você mata ou você morre. Simples assim.

Se o jogo fosse apenas de zumbis seria repetitivo pra caralho, mas teria algum sentido. Só que existem outros tipos de inimigos.

Milharal. Who cares? Kill the zombies!

E falando nos tipos de inimigos... além dos zumbis, existem mais 5 tipos de inimigos:

-Boomer: é um obeso mórbido que vomita ou explode em cima de você. Se o vômito dele ficar em cima de você, atrai mais zumbis.

Tá precisando de um regime. Tá criando até caroços de gordura.

SIM! MAIS ZUMBIS!

JÁ NÃO ERA O SUFICIENTE, NÃO É MESMO??

-Hunter: é algum ser provavelmente geneticamente modificado que tem grande capacidade de pulo e é bem rápido. Lembra um pouco os hunters de Resident Evil 1, mas não são monstros e nem matam de vez.

Me lembra aqueles brancos que falam como rappers

-Smoker: tem uns tentáculos que tentam te estrangular e ao morrer deixam uma fumaça que não presta pra absolutamente nada além de seus caras ficarem tossindo.

Dá pra usar essa língua em outra coisa... não é nada sujo, seu pervertido!

-Witch: uma menina semi-nua (nada sexy, seu doente) que chora como uma criança e quando você incomoda ela, ela te persegue até te matar (te deixa incapacitado e logo depois começa a te espancar de raiva).

Eu disse que não era sexy.

Para não incomodar a Witch, você não pode:
*Ligar a lanterna na cara dela.
*Chegar perto dela.
*Atirar nela.
*Andar.
*Se mexer.
*Respirar.
*Existir.

Não é tão dificil, convenhamos.
-Tank: um monstrão gigantesco com quase 10000 de vida com a força de um Hulk (até se parece com um, só não é verde) e que te deixa incapacitado com 2 murros.

Olha a língua dele de: não to nem aí pra vocês! HA-HA!

Apesar da variação de inimigos ser menor do que a encontrada em Wolfenstein 3d (um jogo 16 anos mais antigo) esse não é o maior dos problemas.

O caso é que é tudo aleatório.

Isso implica que pode aparecer zumbis e hunters, zumbis e smokers, zumbis e boomers, zumbis e witch, zumbis e tank... sempre com zumbis, mas variado.

Você joga uma fase e nela se apareceu hunter na primeira vez, pode não aparecer ninguém ou aparecer um smoker no seu lugar. E por aí vai.

Devo dizer inclusive que esse random é um remendo para que o jogo não se torne repetitivo. É um remendo tão protetor quanto um band aid por sinal.

Comentando no geral, o jogo na primeira fase parece o melhor do mundo: bem feito, divertido, variado, objetivo, armas que servem para ocasião...

OH MEO DEOULS! HUNTER EM CIMA DE MIM! HELP! HELPP!!!

A primeira vez que o Boomer aparece você pergunta "Que porra é essa?" e quando ele vomita em cima de você bate o desespero, a primeira vez que o Hunter aparece você grita mais que o Louis, a primeira vez que o Smoker aparece você fala pro seu amigo: "CARALHO! ATIRA NESSA PORRA! VAI ME MATAR!", a primeira vez que a Witch aparece você nem sequer vê quem te matou e a primeira vez que o Tank aparece você se manda e como um filho da puta deixa seus amigos matarem o Hulk morto vivo.

Como diz o velho ditado: a primeira vez é inesquecível.

Bom... não foi exatamente assim.

O problema é que não existe uma daquelas máquinas de apagar memória do Men in Black, então vem a segunda vez, a terceira, a quarta...

Mais hunters, mais smokers, mais tanks, mais boomers malditos, mais witches...

Toda fase, eu disse TODA fase tem pelo menos 5 tipos de inimigos. Não importa que dificuldade você esteja jogando. Os únicos que podem variar nas fases que aparecem são os tanks e as witches. Ainda assim nas fases finais, eles aparecem direto.

Os cenários terminam quando você chama o transporte de resgate. É claro que os transportes de resgate não chegam rápido e você tem que esperar. O que acontece nesse meio tempo?

Mais monstros aparecem, claro!

Sério, eu joguei o modo cenário com meu primo no Normal, segunda dificuldade das 4 e apareceram 3 tanks enquanto o helicóptero não chegava.

Só um já é complicado. Imagine 3!

TRÊS TANKS!

Sem contar os 15 hunters, 10 smokers, 20 boomers e 54565 zumbis.

Imagine a quarta dificuldade?

O que resolvemos fazer então? Jogar no easy.

Nem tanks apareceram e provavelmente nem uns 2 hunters e 3 boomers. Não lembro nem de smokers.

Há uma variação IMENSA de dificuldade. Puta merda!

Mas enfim...

Apesar de ter vários pontos completamente revoltantes, o jogo conta com suas vantagens.

Assim como o UT3, a engine dele é bem leve. Provavelmente rode no seu PC comprado em 2006/2007 facilmente (se acha isso pouco, me diga quantos jogos de fim de 2008 e início de 2009 você consegue jogar com uma GeForce 6600?). Os gráficos não são grande coisa, mas não chegam nem perto de serem ruins. São acima do padrão "aceitável" de hoje em dia.

Além, é claro, do modo cooperativo. Provavelmente um dos jogos que tenha o melhor modo cooperativo de todos os tempos e eu não estou exagerando. É bem COOPERATIVO mesmo. Se seus amigos morrerem, você está completamente vulnerável no jogo. Ataques de Smokers e Hunters são impossíveis de serem parados pela vítima.

Fiquem todos juntos!

Outra grande vantagem é a variação de cenários. Enquanto em inimigos o jogo é revoltantemente repetitivo, os cenários são exatamente o contrário. Você joga em casas, cidades, cemitérios (!!), milharais, hospitais, esgotos...

Quanto ao modo Versus: não posso opinar sobre tal. Já que acabei não jogando. Uma pena. Tudo que sei é que é como se fosse um "Deathmatch" do Left 4 Dead. Você pode escolher os sobreviventes ou os monstros. Deve ser bem legal jogar com o Hunter ou com Tank.

E assim como a maioria de filmes/jogos de zumbis não há uma história. Você vive o presente e só. Pelo menos até onde joguei no jogo tudo que fiz foi matar zumbis e monstros variados e nada foi explicado. Inclusive cada cenário me pareceu apenas versões alternativas da "história" principal.




Como a maior vantagem do Left 4 Dead é o multiplayer minha recomendação é que: ainda não jogou? Quer jogar? Então arrume alguém para jogar!

Se for jogar a versão PC, arrume alguém que possa jogar em rede ou online.

O single player dele é muito razoável e não vale o esforço nem o preço que custa.

E lembre-se: se for incomodar a Witch, deixe esse trabalho para Zoey :D

Isso você não odeia né, safadinho? Tenho que admitir que eu também não :~

------------------------------------------

Terminado mais um review!

O próximo é a parte 2 dos "jogos que merecem um remake"

Resident Evil já foi um dos "premiados". :D

Não viu a parte 1? É o primeiro post do blog.

Até breve.

o/

9 comentários:

Prosinecki disse...

Porra, o jogo tem nem historinha, é só sair por cenário matando os que já estão mortos. A witch deve fazer coisas mágicas com esses dedões (ui) AEHUAEUHAEHU. E tu ama jogos de terror o mesmo tanto que eu amo jogos de RPG =~~

Um dia farei uma review de um jogo de rpg só pra ter o prazer de ler uma com todo o entusiasmo aeuhaeuhaehuae

Anonymous disse...

Eu gostei ate do jogo mas por algum motivo enjoei rapido. Os controles sao meio complicados tendo zumbies voando pelo cenario desse jeito.(Nada substitui mouse e teclado pra esses tipo de jogo) Estrategia ate onde joguei:nenhuma. Tem o caso do trabalho de equipe pra salvar o amiguinho e tal mas nao passa disso. Apesar de tudo, o jogo eh ate divertido, mas sou mais Call of Duty 4 e Unreal pra xbox.

FUUUUUiiiii!!!!

BLU SPY disse...

po, 6.7??? que é isso, jogo é no minimo nota 9.0o, e cara, no mapa fuinale (5º mapa de cada campanha) SEMPRE vem 2 tanks, e as dificuldades são: esay, mediun, advanced e expert...
pô que nota ruinzinha pro de pc, o de pc é trilhoes de vezes melhor que o do xbox 360...

Igor PhOeNiX_H disse...

Realmente me equivoquei quanto as dificuldades. Valeu a dica.

E não vi essa vantagem toda na versão PC não. Melhorou mesmo a jogabilidade, mas o coop split screen não existe. Ou seja: tem uma vantagem e uma desvantagem (se considerar o fato que o PC pode ser jogado em rede, é mais uma vantagem, mas para por aí).

Quanto a nota: opiniões não se discutem mesmo. hehe. Os motivos de eu dar 6,9 e 7 eu disse todos no texto. Pra mim é um jogo comum, que vale a pena ser jogado com um amigo. Mas nada além disso.

Coreey disse...

eu sou um fã de left 4 dead!!!eu e meus colegas do colegio sempre vai na lãn perto do colégio e coloca umas 3 horas,e agent só fica no left.eu me mijei de rir do seu artigo.qdo falou do boomer então.agente joga mto pq a lãn tem mapas além dos originais,tipo expansões que pessoas que entendem do assunto fazem.Num sei se vc já jogou a fase DEAD AIR 5,mas é mto foda.se vc num entrar no avião na hora vem uns 7 tank,5 hunter e trocentos zumbis.os meus colegas sempre colocam nomes imorais,só pra ver a ahora que a caba

Em memória do: Arrumbado
GAY
é um jogo mto bacana pra se jogar com os amigo,mas num sei como é jogar sozinho ^^

Yäan disse...

Mano, Left 4 Dead é um dos jogos mais fodas que existem! ahuuhauha

Na época que eu peguei o novo pc, era só pra jogar ele ahuahuhauhua Pensa num cara que todo dia ficava vendo Gameplay e talz, só esperando um dia jogar xD

Yäan =] disse...

Porra, L4D FTW Um dos melhores jogos existentes na face da terra :O

Comprei o pc só pra jogar esse jogo xD

Quando comprei, só tinha olhos pra dois jogos: Dead Space e Left 4 Dead ahuahuahu

HubGames disse...

Nossa, você também adora games e filmes de zumbis? Caraca, nós somos irmãos! Huahauhauhauh

Left 4 Dead foi meu primeiro, e melhor, game na Steam, e foram os 60 reais mais bem gastos da minha vida. Comprei o game faz uns 2 anos, e devo dizer que até hoje é um game SUPER divertido, e muito difícil de enjoar. Recomendadíssimo!

HubGames disse...

Bom, eu tenho que discordar quanto "A Sniper e a Uzi não prestam". Sim, eu sei que a Auto-Shotgun é a melhor do game, mas tem muitas pessoas que são muito melhores com a Uzi. E a Sniper às vezes é mais útil do que a própria Shotgun. Pense na seguinte situação:

Você está jogando Versus, em Death Toll no quarto mapa. Você chega naquela rua gigante. Seus inimigos são muito bons, mas você ainda consegue ganhar. Naquela rua gigante, você abaixa a plataforma, e fica lá atrás, na grade, para se defender dos zumbis. Pois é aí que um Smoker puxa seu parceiro lá de cima do prédio. É aí que eu te pergunto: O que seria mais útil? A Shotgun ou a Sniper?

É tudo uma questão de oportunidade. =D