quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Análise Jogos: Unreal Tournament 3 (2007/2008)


Começando o post com mais uma historinha:

Era 2002, eu ficava depois da aula o dia inteiro no escritório do meu pai (ao menos era melhor do que ficar em casa assistindo os ótimos programas de TV).

Eu que era fã de jogos FPS (First Person Shooter = Tiro de Primeira Pessoa), comecei a baixar jogos antigos (meu pai tinha um Pentium III que apesar de não ser tão ruim na época, não rodava jogos novos).

Voltei a jogar Quake e Quake II além dos 2 Dooms, Wolfenstein 3d, Blood, Shadow Warrior... enfim, todos os jogos que eu conhecia e fizeram parte de minha infância.

Doom: a capa mais FODA dos games. E eu só fui perceber o pobre ali correndo pra te ajudar recentemente

Sim, eu vagabundava no próprio escritório do meu pai! Ele me via jogando e falava alguma coisa inaudível, mas de resto não fazia a mínima questão.

Bom, pelo menos enquanto não tivesse trabalho pra fazer, coisa que não levava mais do que 15 minutos.

Trabalho fácil, não?

Mas... CONTINUEMOS!

Cansado daqueles mesmos jogos que jogava por mais de meia década, eu resolvi procurar vários jogos.

Procurando no melhor lugar para achar isso, o site da UOL (sim, eu estou sendo irônico), achei um jogo chamado "Unreal Tournament".

UNREAL TOURNAMENT!

Nas screenshots o jogo parecia bem feito e quase tomei um susto com as configurações mínimas, rodava até no meu Pentium II que estava sem muito uso em casa!

É claro que arrumei uma forma de conseguir o jogo (acho que deu pra você sacar). Consegui uma versão ripada de 180 MB e que ainda estava no primeiro patch.

Como resultado não deu pra jogar online (já que precisava do patch 436), mas me diverti offline.

Pega e corre!

Resultado: FUCKIN' AWESOME!

Eu era fã de DMs, mas eu não conseguia jogar em nenhum jogo. Primeiro pela falta de amigos, segundo pela falta de internet, que só tinha no escritório do papai e terceiro pela falta de bots. Aliás, na época nem sabia que a adição de bots era possível. Fui descobrir mesmo pelo UT.

EDIT DESESPERADO APÓS O POST: Quando eu me refiro a falta de amigos é falta de amigos que pudessem jogar online. Não se preocupem que não sou anti-social não. Ora essa!

Sim, eu conhecia o Quake 3 e eu ia jogar em 2000, mas como eu tinha 32 MB de RAM e o jogo requeria 32, eu não pude jogar.

"Perae, como assim?" xo explicar:

O jogo pede 32 MB, mas EXATAMENTE 32, nem um pouco menos.

O caso é que meu PC não tinha 32 MB de RAM, mas sim 31.8 MB

...

Sim, imagine minha frustração quando eu descobri isso. Foi uma cena tão cômica (para os outros) quanto uma queda de bunda.

Não tão humilhante quanto essa, mas algo parecido.

Na primeira vez que vi a cena, eu quase grito de horror quando descubro que a merda do jogo não me deixava jogar por 200 Kilobytes de RAM.

200 KB!

Como se esses 200 KB fizessem uma diferença ENORME ao jogar...

Por isso detesto Quake 3 no fundo do meu coração até hoje. Quake 3 maldito!

Hum. Dessa forma quem sabe eu possa gostar dele :D

Mas! Voltando ao UT.

O jogo rip só tinha 2 músicas: a Mechanism 8 e a FireBR. Quem conhece UT sabe que eles preservaram as MELHORES músicas! Pena que nem todas as fases tinham elas, então eu rezava para que as fases que tivessem essas músicas viessem depressa!

Joguei o modo Campaign e nunca me emocionei tanto em um jogo. Eu simplesmente não conseguia parar de jogar!

Arrumei uma maneira pra instalar no meu Pentium 2 (por sinal nem sei como eu levei, acho que gravei em um CD que implorei para meu pai comprar no dia) e como ele tinha uma placa de vídeo superior (uma SiS 6326 de 8 MB contra uma qualquer de 4 MB do escritório), o UT rodava mais lindamente do que no escritório.

Rodava em 512x384 e tudo Low!

Um pouco inferior a isso aí.

...

Acredite, era melhor do que os 400x300 High do escritório.

Enfim, passou um tempo e descobri que existia uma versão 2003 do Unreal Tournament. Fui jogar ela depois de alguns meses, porque meu amigo comprou.

Quanto a ela, prefiro nem comentar... apenas quero dizer que essa versão era tão boa que menos de 1 ano foi lançado o UT 2004.

Já sobre o 2004...

Diferente...

OK, legal vai.

Não era que nem o classic. Longe disso na verdade, mas eles permaneceram os melhores mapas com versões novas mecanizadas.

Nada contra mecanizadas, mas acho que a prova de fogo que o UT é melhor com algo mais "humano" já foi feita.

O 2004 trouxe a opção de veículos. Nada muito impressionante, mas era legal de jogar ao menos.

Passando pra 2006 eu ouvi falar que estavam fazendo o Unreal Tournament 2007.

Após ver as screenshots eu nunca fiquei tão emocionado.

Capture the Flag eterno!

Continuava mecanizado, mas os mapas eram bem bonitos e trabalhados e eles diziam direto que tentariam voltar ao UT velho estilo.

Então, é claro que eu fiquei ansioso pelo que vinha aí e tinha quase total certeza que na minha ATI Radeon 9550 não rodaria.

O jogo ia ser lançado e eu estava preocupado para não sofrer uma frustração parecida com a que sofri em Quake 3.

Erros como esse eram previstos

Até que em novembro de 2007 (antes do lançamento) eu comprei um novo PC com ATI Radeon X1550 PCI-E 16x, 3 GB de RAM e Core 2 Duo. Não era grande coisa, mas rodaria o jogo.

E então o jogo foi lançado e o procurei. Nessa procurada descobri que eles chamaram o jogo de Unreal Tournament 3.

Unreal Tournament TRÊS!

...

Espera, tem algo errado aí. UT 3?

Unreal Tournament > Unreal Tournament 2003 > Unreal Tournament 2004 > Unreal Tournament 3.

Não, as setinhas acima não indicam superioridade, mas sim sequência. Eu nunca colocaria o 2003 como superior ao 2004 e ao 3.

Mas não era para ser o 4 então? Ou eles sabem contar tanto quanto o orkut?

Ou a Atari considerou que o UT 2003 era tão bom quanto cagar com hemorróidas e não contou ele?

Se foi isso mesmo, ponto pra Atari! Sabia que eles não iam me decepcionar!

HA-HA! UT 2003 SUCKS!

Enfim, falemos sobre o jogo:

A Atari chegou com aquela "onda" de que o jogo seria isso e aquilo e traria a Unreal Engine 3, e bla bla bla...

Devo dizer uma coisa sobre isso até: a Atari provou que sabe fazer engines.

O jogo era bonito e leve! Rodava em 800x600 com gráficos no médio, considerando que minha placa era para classes C em diante (pelo preço que era de 65 dolares e pela potência), rodou MUITO bem até!

E até mesmo no low o jogo era MUITO bonito e não sugava a potência da sua placa.

Os gráficos eram lindos, mas e quanto ao jogo?

Bonito demais!

Bem... vamos por partes:

O jogo trazia os modos Deathmatch (DM), Team Deathmatch (TDM), Warfare (WAR), Capture the Flag (CTF), Vehicle Capture the Flag (VCTF) e Duel 1x1 (Não sei a sigla desse).

Em primeira mão posso dizer que separar os modos Deathmatch e Duel 1x1 é tão inteligente quanto fritar um ovo na estrada com a temperatura de -10 graus celsius.

E por que? Simples: o duel consiste em um deathmatch que só pode ter no máximo 2 pessoas e o resto ficaria de espectador para enfrentar o vencedor.

Não é necessário muito trabalho manual para:

-Criar um jogo DM com máximo de 2 players.
-Criar infinitos lugares de espectadores.
-Após acabar o jogo, o perdedor passar o controle pro vencedor e se o jogo fosse online, rejoinar e ativar o modo espectador (caso você fosse o perdedor) ou rejoinar desativando o espectador (caso você fosse o substituto).

Entendeu? A única função do Duel era arrumar isso de uma forma mais "cômoda".

E o mesmo vale para os modos Capture The Flag e Vehicle Capture the Flag. As regras são as mesmas. A diferença? O VCTF tem veículos.

O modo Vehicle CTF. Esse skate ajuda bastante

...

Olha, se fosse para dizer que tem 6 modos de jogo, custava trazer de volta o Assault e o Domination? Até o Onslaught do UT 2004 eu aceito de presente.

O clássico Team Deathmatch eu até entendo a divisão. É um Deathmatch de times e fica mais arrumadinho. Dá até pra engolir, até porque o número de pontos que um time deve fazer varia MUITO entre DM e TDM.

Já sobre o modo Warfare: bom, não é ruim.

É como se fosse um substituto do domination. No Domination você tinha que controlar os Control Points (controlar os Control Points... legal) e pontuava com mais control points controlados por maior tempo.

Você consegue destruir esse monstro! Ái belívi im iu.

O Warfare tem nodes, que seriam como se fosse os Control Points. Você só pode tomá-los de 2 maneiras:

-Destruindo o node (caso esteja na mão do inimigo), chegando perto e construindo o seu. Enquanto estivesse em construção, você teria que defender e poderia usar o tiro especial da Plasma Gun para acelerar o processo.
-Ou simplesmente catando o orb do seu time e chegando perto do node. Você tomaria ele automaticamente e protegeria por algo de 1 minuto do ataque de outros orbs (apenas de orbs, não de ataques com armas).

A função seria linkar os nodes para o Core inimigo. Não precisava tomar todos os nodes, apenas os que linkavam até o Core.

Tomando tais nodes, é só atacar o Core inimigo (que é bastante resistente) e destruí-lo. Se o inimigo controlasse algum node no meio desse processo, o core não podia ser atacado. Isso também vale para os nodes: você não pode tomar os que não estiverem linkados ao seu time.

Hail, Hitler (OK, foi totalmente desnecessário essa)!

Em algumas fases esse objetivo muda para tomar um node específico e protegê-lo por 60 segundos. Caso você obtivesse sucesso nesse processo, você tiraria um pouco da vida do core adversário (core que por sinal ou estava muito bem guardado ou é invisível, já que ele não está em lugar algum).

Não chega a ser simples, mas também não é tão complicado.

Desse modo eu só tenho uma coisa a reclamar: jogando com bots no seu time eles sempre pegarão o orb antes de você (a não ser que você saia agoniado para pegar o orb).

E cara... como isso me dá raiva...

Os bots não tem a menor capacidade de sobrevivência e SEMPRE morrem antes de chegar no seu destino.

HAHAHAHAHA! WTF, MAN??!?!?!

Quer dizer: se VOCÊ pegasse o orb, você escolheria o MELHOR caminho para seguir até o node e conseguiria tomá-lo. Daí só repetir o processo até linkar os nodes até o core inimigo.

Coisa que não levaria nem mesmo 2 minutos.

Com o BOT pegando o orb, ele vai pelo caminho MAIS DIFICIL e morre no meio. Resultado: você tem que seguí-lo e proteger sua cabeça o máximo possível para quando ele morrer, finalmente você pegar o orb e atacar o node.

Os bots do seu time deveriam te ajudar e não te atrapalhar, porra!

I'm here you son of a bitch!

Essa é outra reclamação que eu tenho de fazer: a inteligência dos bots.

No Unreal Tournament Classic os bots eram EXEMPLO para jogos. Eram simplesmente os bots mais FODAS existentes, pois eles não eram burros e nem apelões. Quer dizer: eles eram relativamente burros, mas nos menores níveis.

Já no UT 3, não faz a diferença o nível que você escolher: eles serão burros do mesmo jeito e complicarão mais do que ajudarão pra você.

Eu considero o ditado de "em time que ganha, não se mexe" muito real. Isso vale para absolutamente tudo!

Se tem bots bons, porque substituí-los por bots burros e estúpidos??

Se já tem a fórmula do sucesso, porque substituí-la pela fórmula do fracasso?

Isso é BURRICE ANÊMICA ou o quê?

Pelo visto aquele limão não tava bom, né?

Deixando um pouco a burrice dos bots, vamos a trilha sonora.

O UT Classic tem a melhor trilha sonora existente. Não existem músicas ruins, apenas medianas e elas serviam muito bem para as fases. Techno de primeira!

Os UTs 2003 e 2004 mudaram essa trilha e se eu não me engano, não tem nenhuma música em comum com o UT Classic.

Não que elas sejam ruins, mas dava pra preservar algo aí né?

Então o que a Atari fez no UT 3? Fez um remix das músicas do UT Classic.

Cara, quase tive um orgasmo ao ouvir umas músicas do UT3! ERAM VERSÕES NOVAS DAS MÚSICAS QUE EU ADORAVA!

MUITO OBRIGADO, ATARI! EU AMO VOCÊS NO FUNDO DO MEU CORAÇÃO!!!

IGOR S2 ATARI

...

...

...

...²+²

OK, após essa declaração altamente nerd, vamos continuar:

Além dos 6 (seis?) modos de jogo disponíveis, você ainda tem o modo campaign.

O modo campaign consiste em uma historiazinha contada e você tem que seguí-la.

Eu achava a história do UT Classic bem fraquinha, mas eles conseguiram piorá-la no UT3.

Em primeira mão, o nome do jogo é Unreal TOURNAMENT, ou seja: ele se refere a um torneio. Não importa que merda de torneio é esse, é um torneio.

Era tão fácil quando o único objetivo era vencê-lo

No UT3 a história se refere a uma guerra entre sei lá quem e que você faz parte de uma das "facções".

Justamente por ter uma história eles tiveram que dar umas explicações, como que o único motivo para as pessoas voltarem a vida é porque cada time tem "respawners".

...

OK, vamos tentar ser lógicos aqui: se cada time tem seus respawners, não é mais fácil destruí-los e meter bala?

Pra Atari não. Pra eles é muito mais fácil tomar nodes e atacá-los ou capturar bandeira feito amiguinhos de infância para desativar os respawners.

Sim, DESATIVAR e não DESTRUIR. O que transforma em uma guerra infinita.

A burrice dos bots foi para os criadores também? Puta merda!

UT NÃO PRECISA DE HISTÓRIA! O que ele precisa é de um torneio sem nenhum objetivo e que você tem que destruir o campeão para tomar o seu lugar.

Só isso! Nada mais! Não compliquem!

Provavelmente os 2 desenhos que mais tiveram repercussão no UT Classic

Mas bem... não há nada mais que eu possa falar sobre o UT3 que eu não tenha dito.

Na verdade até tem: o UT 3 tem versões além do PC para o PS3 e Xbox 360 (a foto principal).

As diferenças não são muitas. O UT 3 do PC e o do PS3 são completamente possíveis de serem modificados. Novos mapas, skins, modos de jogo e por aí vai. A versão PS3 saiu 1 mês depois da versão PC.

Já a Xbox 360 provavelmente só saiu porque a Atari percebeu que não ia lucrar muito com o PS3. Foi quase 1 ano depois.

Por que não ia lucrar? Pense bem... você pode achar que os jogos de PS3 vendem mais que os do Xbox 360... talvez no Brasil.

Aqui os jogos de PS3 tem aproximadamente 25% de vendas a menos que os do Xbox 360.

A versão X360 tem suas vantagens e desvantagens. A principal desvantagem é não ser possível de modificar. Nada de mods, skins, mapas...

Mas trouxe algumas vantagens, como 5 mapas novos e o Split Screen.

Eu sei que a qualidade tá horrível, mas no google não achei nada que prestasse.

SPLIT SCREEN!

E tem mais: não é apenas Split Screen, é Split Screen com modo cooperativo!

Ou seja: dá pra engolir a história muito ruim jogando com um amigo. Isso eu garanto. Nada melhor do que falar para seu amigo o que ele deve fazer ao vivo!

Eu amo qualquer jogo com suporte a split screen. Sei lá... deixa o jogo putamente divertido.

E isso foi um bom peso pra nota final.




Não posso avaliar a versão PS3 porque nunca joguei e não tenho um.

E não pretendo ter.

Mas... você quer minha opinião? O jogo vale a pena sim.

Há coisas que eu não comentei para não deixar o texto muito gigante, como a jogabilidade, armas disponíveis e tal.

No UT3 há a volta da Sniper e quem jogou o UT Classic não irá sentir falta de nenhuma arma. De certo que a Ripper não está aqui, mas convenhamos que a ripper era meio ruinzinha mesmo.

E eles fizeram questão de deixar a velocidade bem próxima da do UT original. Um ótimo começo.

Ihh, to encrecado. Olha a cara dele.

Mas eu ainda espero ansiosamente o remake do UT Classic.

Ansiosamente mesmo!

Faça isso por mim e pelos fãs do UT99, Atari!

PLEASE!

Procure no google se quiser essa imagem em tamanho maior. Dá um bom papel de parede.

--------------------------------------------------------

Aqui venço mais um leão e termino esse review.

O blog ainda está firme e forte, mesmo eu tendo que digitar enormes textos diariamente :D

E para o próximo post, falarei sobre algo mais atual: o videogame brasileiro Zeebo. Expectativas, jogos que espero e tal.

Zeebo. Será que você tem futuro?

Além sobre um console que eu espero nas próximas gerações.

Bem, então... até lá!

o/

8 comentários:

Anonymous disse...

Você da muito "enter" entre uma frase e outra. Evite fazer isso! Do mais, ótimo blog

Foema disse...

O que dizer dessa porra de jogo, logo eu que relutei tanto em jogar, dizia que era uma merda, que eu já tinha jogando quando era pivete e tinha achado um lixo, ainda bem que tu me encheu pra baixar essa porra de jogo de 800 mega na minha pobre net antiga de 300k, emocionante as raivas que passei sendo surrado por você =/

O melhor mesmo era o capture de flag, pelo menos eu era bom nisso, e até a gente ficar viciado era bem disputado contra o pc


Quero post sobre jogos fodas pra se jogar multi-player!

amon disse...

ótimo post xD me lmebrou da minha epica de 233

Darth vader disse...

Nossa vei, tbm amooo UTclassic, mesmo não sendo dessa epoca foi meu primeiro shooter e eu adoro até hoje, sorte que posso jogá-lo no Wine do meu Mac
=D

Mukr0x disse...

Muito bom como sempre

Luistero Barose disse...

Ora, não se lembra que existem o Unreal e o Unreal 2, que levam o nome da engine. O Unreal 3 foi construído com a versão 3 da engine Unreal. Nada mais justo do que levar esse nome, não é? Não acho, sinceramente. Porque tanto o Unreal e o unreal 2 têm missões single-player de verdade, já o Unreal 3 é uma continuação do Unreal Tournament. Seja como for, a idéia da produtora do game não pode ter sido outra.

Anonymous disse...

Somos 2 a espera do Remake do UT Classic..
Eu estava baxando o UT 3 na Steam qndo estava de graça.. mas n consegui terminar... pois faltando 10H pra acabar a promo, eu comecei a baxar.. faltando 7%... o down paro..¬¬"
xD...
Mto bom o brog...

Anônimo disse...

cara, vc ta de parabéns...tb sou fã do UT e minha historia é bem proxima da sua. vc descreveu o jogo perfeitamente. otimo trabalho, demonstrou que é unreal na veia!
forte abraco!
ASS: rubinho-sk8