terça-feira, 26 de maio de 2009

Análise Jogos: Unreal Tournament (1999-2000)


OK, 2 meses sem atualização. Desapareci sem simplesmente avisar.

O motivo? Fallout 3, Call of Duty 4 e 5 online, Worms Armageddon (eterno) online e alguns problemas individuais, mas que digamos que já foram resolvidos (ou em grande parte).

E MEU ANIVERSÁRIO FOI DIA 9 DESSE MÊS. PARABÉNS ATRASADO PRA MIM, EEEEEEE!

**Silêncio constrangedor (ou ensurdecedor, como costumam dizer)**

Mas eu disse que NÃO IREI ABANDONAR ISSO AQUI e quando eu disse está falado!

Divirta-se com mais um review:

-----------------------------------------------------------

Ah, 2002. Época saudosista que eu vivia no escritório de papai jogando clássicos como Doom, Qua...

Wait a minute... eu já contei essa história fora de hora.

Então, sorry. Mas nenhuma história para esse post.

Em troca colocarei um gif que irá lhe entreter por alguns minutos:


Enfim, 2002 provavelmente ficará como recordação de contar para os meus netos que conheci o melhor jogo da história. Queria contar que conheci UM DOS melhores jogos da história, mas do jeito que o mercado de games anda, provavelmente será mesmo O MELHOR da história.

Unreal Tournament para quem não sabe, nasceu de uma idéia da Epic Games (eu gosto de falar da Atari, mas parece que a Atari, ou antiga Infogrames - sim, com 'r' mesmo. Comentei isso em post passado e depois de muitos estudos ainda não entendi o porquê do 'r' - só distribuiu mesmo o jogo. A Epic foi realmente épica - essa foi boa, não foi? [/ironic]) que planejava lançar um patch para o seu famoso "Unreal" (hoje chamado de Unreal 1).

Entre os objetivos do patch estavam:

-Melhorar o multiplayer, considerando velocidade de tiro e de movimento, lags, bugs em geral.
-Aumentar o número de mapas disponíveis.
-Aumentar o número de skins disponíveis.
-Aumentar qualquer coisa que estava em falta ou era ruim disponíveis.

Ah se em UT tivesse faca... tem hammer, mas não é tanto humiliation :/

No fim das contas o patch ficou pronto. Ele só tinha um pequeno problema: era grande demais. Era como você baixar um patch para Fallout 3 (que tem 5.3 GB de tamanho) que teria mais de 1.5 GB.

Devido não só ao tamanho absurdo em relação ao jogo que ficou (que é bom lembrar que tal patch foi feito em 99, logo, banda larga, apesar de existir, não passava de super velocidades de 128-256K e só os mais favorecidos economicamente tinham e isso em países de primeiro mundo) como também pela absurda mudança no jogo. Eles mudaram tanto, mas tanto que o jogo deixou de ser Unreal.

MEO DEOLS! ESTOU CONTROLANDO A REDEEMER! VEJAM COMO SOU FODHA!

A conversa a seguir é completamente não baseada em fatos reais e preenchida de um "abaianamento" (sou baiano, meu rei):

John - Rapaz. Completamos a porra do patch! Agora é só lançar.
Clyde - Tá louco, Jô? O patch deve ter uns 200 MB. Pedir pra um ser com 56K baixar 200 MB é o mesmo que pedir pra Linda chupar meu pau na frente de todo mundo.

PS: Provavelmente Linda é uma mulher que trabalha com John e Clyde, que é provavelmente LINDA e gostosa e que acha Clyde um indíviduo tão útil quanto por a camisinha depois do sexo.

John - Faz sentido, Cly.
Clyde - Cly minha pica! Pare de me chamar por esse apelido feio pra desgraça!
John (ignorando totalmente o piti de Clyde) - Isso será um fracasso. O patch está ótimo, mas ninguém vai baixar achando que exageramos no tamanho.
Clyde - Foi o que eu disse.
John - O que você sugere?
Clyde - Bom, você é o cabeça dessa porra. Você quem deveria dar idéia.
John - Dar uma porra. Quem dá algo aqui é você. Sim, eu deveria pensar em algo, mas não consegui.
Mike - Ei, nigrinhas, qual é a resenha?
Clyde - Completamos o patch do Unreal hoje, mas ficou grande demais.
Mike - OK... então por que não lançam um novo jogo?

**Silêncio brutal por 10 segundos**

John - Como é que é?
Mike - Eu disse: lançam um novo jogo. Vejam só: perdemos horas e mais horas fazendo o maldito patch e este acabou ficando grande demais. Temos que lançar ele de alguma forma, então por que não lançar um novo jogo, colocar um nome sem grandes alterações, mas que dá pra reconhecer que é Unreal e encher o cu dos nossos chefes de dolares?
Clyde - Você quer dizer... lançar Unreal 2?
Mike - Se vai ser o 2 fica a cargo de vocês. Eu acho que deveria ser um jogo totalmente diferente, mas que dê pra reconhecer que seja baseado no velho Unreal.
John - ...mas que idéia...
Clyde - ...RÍDICULA!
Mike - ...
Clyde - VOCÊ É BURRO PRA CARALHO, MIKE! HAHAHAHA. VOCÊ ACHA MESMO QUE É SÓ CRIAR UM NOVO JOGO QUE NÃO MUDE PORRA NENHUMA E TODO MUNDO VAI COMPRAR COMO PIRIGUETES COMPRAM INGRESSO DE SHOW DE PAGODE? SE MATE, NAMORAL!
John - Sinceramente, Mike... você é filho de Peter (boss) ou algo assim? Você sempre tem idéias fudidas pra desgraça aqui. Nem sei como você dirige. Provavelmente pagou a Detran para passar no teste.

PS2: Sim, não há Detran nos states, é outra organização, mas serve pra você entender.

Mike - ...²
Mike - OK, não tá mais aqui quem falou.

**Mike sai de fininho**

1 MÊS DEPOIS - Lançado Unreal Tournament

Mike - Ei, caras.
John e Clyde - Fala, jumento.
Mike - Vem cá, esse Unreal Tournament que foi lançado foi feito com nosso patch, né?
John - É.
Mike - E tá fazendo o maior sucesso.
Clyde - É.
Mike - Tiveram uma idéia parecida com a minha, né?
John - Bom... se "parecida" para você significa "nada a ver", sim.
Mike - Porra, como assim "nada a ver"? Tá praticamente igu...
Clyde - Mike, entenda de uma vez: pessoas como você são tão burras que dizem que maracujá é laranja. Nossa idéia NÃO TEVE nada a ver com a sua GRANDE e ESPLÊNDIDA idéia. Aqui tem um dicionário (dá o dicionário pra Mike) caso você queira saber o que significa "esplêndida". Na dúvida você pode ver o que significa "grande" também.
John - Sim, procure o significado de "ironia" também, porque foi dessa forma que Clyde falou.
Mike - ...
Mike - Vão se fuder seus filodaputas, namoral.
John - Pegou ar.
Clyde - É esse o argumento de pessoas desprovidas de inteligência: xingamentos.
Mike - QUÊ? VOCÊS COPIAM A PORRA DA MINHA ID...
John - Viu só como você distorce as coisas? Primeiro nossa idéia foi parecida, depois se tornou praticamente igual. Agora já se tornou cópia.
Mike - SEMPRE FOI UMA CÓPIA, VOCÊS QUE ESTÃO SENDO CARAS DE PAU E DIZENDO QUE NÃO COPIARAM A DESGRAÇA DA MINHA IDÉIA!
Clyde - Pelo visto você além de burro é esquizofrênico. Pare de viver na porra do seu matrix e caia na real: you suck.
Mike - Vão tomar nos seus respectivos cus, grato.
John - Yeah, whatever.

O resto da conversa vocês podem imaginar e provavelmente não conseguirei enrolar vocês alongando o post dessa forma por muito tempo.

Campers. Odeio campers. Matem todos eles... e de hammer.

Sendo idéia do asno do Mike ou cópia dos descarados John e Clyde, nunca a Epic foi tão feliz fazendo algo.

Unreal Tournament foi lançado no final de 1999, junto com Quake 3. Era possível ver em revistas da época análises sobre os dois jogos em uma edição só. Unreal 1 foi uma novidade, mas Quake 2 acabou sendo superior economicamente falando. E UT?

Não havia grandes filas para comprar UT. Quem nunca tinha jogado nenhum dos jogos investiu de início em Quake 3, afinal... era Quake, oras bolas.

O sucesso de UT começou nas revistas gamers: de início os fãs bitolados de Quake (me refiro aos bitolados e não a todos. Se a carapuça serviu, lamento) diziam que UT não era nada mais que "overrated" (traduzindo pra português ficaria algo como "avaliado com pouca crítica" ou "nota alta demais"). Porém quando até as revistas mais críticas davam notas como A+, 5/5, 96/100 provavelmente pensaram: "alguma coisa de especial esse jogo tem".

Então de início Unreal Tournament era como uma segunda compra (depois de Quake 3) não demorou a se tornar uma compra obrigatória (junto com o Q3) e logo se tornou preferencial.

-PEGA ELE, PORRA! ELE TÁ FUGINDO COM A NOSSA BANDEIRA!
-NÃO SE PREOCUPEM! UTILIZAREI BIO RIFLE, A MELHOR ARMA DO JOGO, PARA MATÁ-LO!


A primeira vantagem que Unreal Tournament tinha em relação ao rival da iD era a leveza: enquanto Quake 3 obrigava placas de vídeo com suporte a OpenGL (que na época eram caríssimas. Acredite se quiser), UT pedia um mínimo de 1 Mb de vídeo, o que qualquer um que comprasse um PC de 2 anos atrás teria. Acha que não é nada demais? OK, cite um jogo "pop" atual que roda facilmente em um PC do início de 2007 com uma GeForce FX5200. Foi exatamente isso que a Epic fez: jogo em que você não precisasse gastar fortunas para poder apreciá-lo.

A segunda vantagem era a engine gráfica: claro que em um PC de 1997 UT nunca rodaria melhor que Quake, mas em um PC de 1997 Q3 dificilmente rodaria (a não ser que o PC tivesse um upgrade). Porém em um PC de 1999, você poderia apreciar com louvor a beleza de UT que, a depender das configurações gráficas, ficava superior ao Q3.

A terceira vantagem era o single player. Apesar de UT e Q3 terem o mesmo estilo de Single Player (várias partidas com bots), os bots de UT eram fodásticamente mais inteligentes. Muitos costumam dizer (me incluindo) que tais bots são os melhores criados até hoje no quesito AI (ou IA, como preferir). Se você joga no Novice, os bots serão burros, te dando muitas chances, mas a cada aumentada de nível (são 8 níveis de dificuldade pra escolher. Nunca vi um jogo com tanta variação, nem mesmo a edição CD de Corridor 7) a situação complica mais e você provavelmente será muito humilhado com os bots rindo da sua cara por um bom tempo até acostumar com a dificuldade.

Sim, eles realmente riem da sua cara com mensagens aleatórias gravadas como: "Die, bitch!" e "You suck!".

FFFFFFFFFUUUUUUUUUUUUUUUUUUU-

A trilha sonora é incomparável. Se Unreal 1 tinha uma trilha mais... digamos, "medieval", UT mudou isso drásticamente colocando músicas no melhor estilo techno e trance. É simplesmente incrível como cada fase tem uma música diferente e tal música combina perfeitamente. A repetição de músicas existe, mas é variado o bastante para você não sentir. Os efeitos sonoros? Tremendamente bem feitos.

Já o multiplayer... sim, o multiplayer. UT foi criado pensando no multiplayer e este não podia ser simplesmente deixado para lá. Posso definí-lo em 3 palavras repetidas e exclamativas:

FODA! FODA! FODA!

Você achou que o Monster Kill embutido descaradamente no CS veio de onde?

Até hoje UT tem um dos melhores multiplayers existentes independente do jogo, ano e gênero. Não importa se você está no Brasil e joga com alguém do Japão. Sim, o lag irá existir, mas ele não ficará variando incessantemente e nem perderá dados (a não ser que a conexão do criador, seja do japonês ou do brasileiro, esteja ruim ou SEJA ruim). O costume acaba vindo muito mais rápido com essa imensa vantagem.

Não é o suficiente? Bem, existe um mod chamado ZeroPing que faz a sniper, enforcer e shock atirarem no mesmo momento independente de lag. O jogo irá reconhecer depois o tiro, mas será reconhecido exatamente onde você atirou. É uma mãozona na roda para jogar em servers de qualquer lugar do mundo. Isso foi adotado apenas recentemente em multiplayers como no Call of Duty (pelo que eu saiba. Capaz de ter mais tempo, mas PRÉ-UT eu nunca tinha visto).

Aliás, mods é uma das coisas que mais prolongaram a vida de UT que em dezembro fará uma década de vida. Existem mods de tudo quanto é coisa. Provavelmente o mais famoso deles seja o Tactical Ops. Caso você não conheça, Tactical Ops é pro UT o que Counter Strike é pra Half-life.

Quem não vive perigosamente não sabe o que significa viver.

Existem mods de tudo quanto é tipo: mudam a ordem das armas, mudam o estilo de jogo, mudam a gravidade, mudam a força das armas, mudam o fire rate... qualquer coisa que você imaginar é possível de achar com uma breve procura no google.

Caso tal coisa impressionantemente não exista, você pode modificar utilizando o Unreal Script. Sim, requer aprender uma nova linguagem e requer conhecimento de programação, mas com dedicação (coisa que não tenho. Os 2 meses sem posts provaram isso) dá para fazer qualquer coisa, mas QUALQUER COISA mesmo.

Quer mais? UT tem um criador de fases! O Unreal Editor!

CRIADOR DE MAPAS! ROFL

Quer mais ainda? É um editor fácil de mexer!

Quer mais ainda??? Você acha tutoriais em diversas línguas (incluindo português) espalhados pela net facilmente.

Mas mesmo sem fazer nenhuma modificação nem saber criar mapas, o UT conta com 6 modos de jogo diferentes, quase meia centena (ou mais) de mapas, 10 armas diferentes e vários mods já embutidos (que inclui baixa gravidade, arena de uma só arma e etc).

É fantástico a variação de coisas disponíveis em UT!

Eu poderia ficar falando sobre o clássico UT pelo resto da minha vida. Continuarei impressionado como UT é tão bom mesmo com o passar dos anos.

Um FPS sofre com o tempo, mas Unreal Tournament está aguentando muito bem. Até quando?

Bom, se depender do mercado atual de games...

FOREVER!

Boom!

Avaliação técnica das categorias:

Gráficos:
Excepcionais para sua época e a engine era fantástica. Era possível de jogar Unreal Tournament com bons gráficos tendo apenas um computador razoável.
Avaliação: 9,5

Artístico:
Futurístico e armamento surreal, mas não chega a ser artístico
Avaliação: NA (Não aplicável)

Diversão:
Provavelmente um dos jogos mais divertidos de todos os tempos. Som, multiplayer e jogabilidade ajudaram bastante.
Avaliação: 10

Replay:
Excelente multiplayer, várias fases a sua escolha, CRIADOR DE MAPAS (!), bots configuráveis e a fácil criação de mod tornaram Unreal Tournament praticamente um jogo eterno para quem sabe o quê e onde procurar por add-ons.
Avaliação: 10

Jogabilidade:
Fácil, configurável, rápida e com limitações imperceptíveis. "Perfeita" é pouco pra se dizer.
Avaliação: 10

Dificuldade:
Nas menores dificuldades os bots de UT demonstram algumas burradas, mas isto é compensado nas maiores dificuldades, que por muito tempo foram ditas como "verdadeira Inteligência Artificial".
Avaliação: 9,0

Diversidade:
Como já dito: criador de mapas, bots configuráveis e com alguma noção de programação dá para criar mods, sons, modos de jogo e até mesmo armas. Não tem como ser mais diversificado que isso.
Avaliação: 10

Som:
Trilha sonora fantástica e empolgante, efeitos sonoros de qualidade e provocações como "Die, Bitch!" e "You suck?"? Awesome!
Avaliação: 10

Multiplayer:
Uma verdadeira inovação na época. Se Quake 3 praticamente "forçava" a popularização do multiplayer, UT foi mais competente e fez isso da melhor forma: vendendo um produto melhor e multifuncional.
Avaliação: 10

Geral: "Fantástico" é pouco para classificar Unreal Tournament. Sem dúvida um dos melhores jogos da história!

Desbancar Quake é para poucos, e a Epic fez isso com estilo no "patch de Unreal".

Se não jogou, jogue hoje, amanhã, depois de amanhã... eternamente se possível! Poucos jogos merecem tanto.

Avaliação Final: 9,8 / 10 (Incrível)

Medalha de ourinho pro melhor joguinho ever!

Versão PlayStation 2

Essa é a capa americana e quanto a európeia?

Americanos, desistam de modificar capas. Vocês não prestam para isso.

Muitos talvez nem façam idéia, mas em 2000 (um pouco depois do lançamento desse VG da Sony) Unreal Tournament foi portado para PS2.

Nessa época UT já estava com sua fama feita no PC e foi bem recebido pelos donos do novo VG da Sony.

Não é tão diferente. Ponto positivo... ?

E era realmente bom?

Não prolongarei isso. Veja no "resumão" abaixo:

Avaliação técnica das categorias:

Gráficos:
Parecidos com a versão PC visualmente falando, mas uma engine completamente irreconhecível que causava lags contínuos e loadings várias vezes irritantes.
Avaliação: 7,5

Artístico:
Nesse ponto não há diferença com a versão PC.
Avaliação: NA (Não Aplicável)

Diversão:
Unreal Tournament é Unreal Tournament. Por mais inferior que a versão de PlayStation 2 tenha se saído, ainda é um jogo puta divertido. Multiplayer Split Screen com 4 jogadores é meio bagunçado, mas continua divertido do mesmo jeito.
Avaliação: 8,5

Replay:
Nada de criador de mapas, nada de bots configuráveis, nada de bonus packs, nada de multiplayer online. O fator replay da versão PS2 resume-se a 10 fases e 3 modos diferentes no modo split screen (e todas as fases em system link. Prefiro dois PCs em rede se for esse o caso).
Avaliação: 4,5

Jogabilidade:
Salva por uma mira semi-automática que nos jogos multiplayer não define habilidade. Difícil de acostumar e pouco configurável. Absolutamente nada de especial.
Avaliação: 7,0

Dificuldade:
Apesar de ter menos opções de escolha de níveis de dificuldades e bots não configuráveis, é um dos pontos que herdou bem da versão PC. Sem a mira semi-automática seria impossível de vencer nas 2 últimas dificuldades que são muito parecidas com as de mesmo nome na versão PC.
Avaliação: 8,5

Diversidade:
A diversidade de UT pra PS2 resume-se em escolher diferentes tipos de personagens e umas 2 dezenas de mapas. No número de armas, não é tão variado assim.
Avaliação: 7,0

Som:
Boa parte das músicas e provocações permaneceram. Os efeitos sonoros continuam de qualidade. Nisso não decepcionou.
Avaliação: 9,5

Multiplayer:
A falta de multiplayer online é compensada com um multiplayer split screen e um system link. Não chega a ser tão FODÁSTICA quanto a online da versão PC, mas tem suas vantagens.
Avaliação: 8,0

Nada de mais screens de oitava categoria de vídeos do youtube sem High Quality! :D

Geral: O port de PS2 de Unreal Tournament não chega a ser um desastre, mas o futuro do PS2 provou que era possível fazer algo muito melhor.

Como a versão PC é fácil de ser encontrada e jogada, a versão PS2 se torna apenas um port curioso e/ou apenas para fãs.

Avaliação Final: 7,5 / 10 (Bom)

You have failed, PS2 port.

Versão Dreamcast

Uma das piores capas ever. Não estou sendo irônico.

Tudo que sei dessa versão é que saiu em uma data bem próxima da de PlayStation 2.

Dizem que a versão DC é tão boa, mas tão boa que é quase comparada como "bom substituto" a versão PC.

Se é verdade? Quando eu comprar um Dreamcast eu lhe digo!

Inclusive planejo fazer uma campanha de me ajudarem a comprar um. É tão barato (30 dolares), mas nunca sobra dinheiro :(

I hate my life sometimes.

E não me venha com emuladores. Pode até rodar bem, mas existem quesitos (a.k.a. Jogabilidade) que só saberei jogando em um real dreamcast.

Além de que eu não tenho o jogo (não o do Dreamcast), logo baixar a rom seria ilegal.

Você está tentando me convencer a realizar um ato ilegal?

Como você consegue dormir a noite??

VICTORY IS MINE²!

------------------------------------------------------

Sim, I'm back e aqui termino mais um post!

O próximo jogo que falarei é um que se tornou uma exceção em relação aos jogos mais novos: Fallout 3.

O futuro pode ser mais assustador do que é previsto.

Posso dizer de início que F3 é no mínimo histórico.

Até breve (realmente breve se Deus quiser).

o/

10 comentários:

Foema disse...

Fiquei até na vontade de jogar essa porra viciadamente como a uns tempos atrás

Anonymous disse...

Melhor jogo EVER! Jogo incansavelmente desde 1999!

Matheus Mendes disse...

Opai o sacana é Baiano e ainda é Bahia(é nós) kk

Porra vey, vo frequentar seu blog, né todo dia que eu acho um desses, ótima review

Anônimo disse...

Jogo muito foda, achei uma revista antiga na rua em 2004 e nela uma matéria sobre UT99. Fiquei com vontade e comprei, mesmo achando que não fosse rodar na minha carroça. Rodou lindo, passei pra todos os meus amigos e todos acharam foda, pq todos tinham carroças huahuhuahua.
Jogo até hoje, inclusive estava jogando hoje mais cedo.

Anônimo disse...

Unreal tournament é o melhor jogo de tiro do futuro que existe.Quem não pensa igual não sabe o que é jogo de verdade.

Anônimo disse...

POWWW, fodástico esse game!!!

To no nível godlike, é os bots são mesmo dificeis!!!

UT GOTY FOREVER!

Anônimo disse...

Véiii .. me amarro muito no UNREAL I, inclusive eu o tenho em cd, só q tento intala-lo e ñ consigo, quando eu tento executar ele pede um outro cd q ñ tenho, mais um amigo já conseguiu instalar e crackear, funcionou normal.
o que eu faço ? vc pode me ajudar ?
abç

SnBR disse...

Realmente é um ótimo jogo, o jogo desde que comprei meu Dreamcast em 2003. Possuo as 3 versões, PC, Dreamcast e Playstation 2. Entre as versões do Dreamcast e do Playstation 2, a do ps2 possui modelos um pouquinho mais detalhados que a do Dreamcast, além de possuir o modo Assault(apenas singleplayer), e modos Deatmatch, Team Deathmatch e Capture the Flag, no mesmo Playstation 2, além de possuir em torno de 49 mapas. Já a do dreamcast possui modo para 4 jogadores sem precisar de nenhum acessório como o multitap, possui modos Deathmatch, Team Deathmatch, Capture the Flag e Domination para até 4 jogadores no mesmo Dreamcast.
Possui modo online (hoje em dia apenas a masterlist está online, não há nenhum servidor), além de possuir em torno de 74 mapas.

SnBR disse...

Realmente é um ótimo jogo, o jogo desde que comprei meu Dreamcast em 2003. Possuo as 3 versões, PC, Dreamcast e Playstation 2. Entre as versões do Dreamcast e do Playstation 2, a do ps2 possui modelos um pouquinho mais detalhados que a do Dreamcast, além de possuir o modo Assault(apenas singleplayer), e modos Deatmatch, Team Deathmatch e Capture the Flag, no mesmo Playstation 2, além de possuir em torno de 49 mapas. Já a do dreamcast possui modo para 4 jogadores sem precisar de nenhum acessório como o multitap, possui modos Deathmatch, Team Deathmatch, Capture the Flag e Domination para até 4 jogadores no mesmo Dreamcast.
Possui modo online (hoje em dia apenas a masterlist está online, não há nenhum servidor), além de possuir em torno de 74 mapas.

Opa foi mal pelo post duplo, é que lembrei de algo, aqui vai o link da capa européia do Unreal Tournament do Dreamcast, é melhor do que a US, tem os 4 chefes do modo challenge: http://www.caratulas.info/juegos/Unreal-tournament-Dreamcast-jpg-3084.htm

Leronir disse...

Sei que esse post é antigo, mas não posso deixar de comentar.
Conheci Unreal através do Dreamcast, que ganhei em 2002, veio com 40 jogos, incluindo o fantástico Unreal Tournament. Foi um dos jogos mais divertidos que já joguei naquele Dreamcast...e quando minha televisão 29" chegou, podíamos jogar em 4 jogadores tranquilamente (bons tempos em que só precisava disso pra se divertir). A quantidade de mapas era animal, os modos multiplayer fantásticos, as armas indescritiveis. Enfim, poucos jogos FPS podem chegar ao nível de UT, mas só vim dar minha opinião Dreamcastizística.